Nos siga nas redes sociais

Colunas

3 estratégias naturais, baratas e eficientes que podem melhorar a qualidade do seu sono na quarentena

Publicado

em

Larissa Lima

Você dormia bem antes da quarentena?

E agora? A qualidade do seu sono piorou?

Você sabia que pelo menos, um terço da população sofre de algum distúrbio do sono e/ou de sonolência excessiva diurna que podem estar associados à ansiedade? Entre eles, a insônia é um distúrbio que se destaca e tem aumentado com a quarentena.

As queixas sobre os prejuízos na qualidade do sono e dificuldade para dormir foram umas das mais comentadas pelos meus pacientes nos últimos dias, por isso trago para você 3 estratégias naturais, baratas e eficientes que podem melhorar o seu sono hoje mesmo.

1.Meditar antes de dormir: A meditação é o treino da atenção plena à consciência do momento presente. Embora algumas pessoas possam achar que “não sabem meditar”, ela é um processo simples e natural que permite, a partir do silêncio e concentração, um equilíbrio mental que nos dar o poder de escolher pensamentos bons e descartar aqueles que são negativos. Como um dos fatores que dificultam o adormecimento é ansiedade e o excesso de pensamentos antes de dormir, essa prática quando feita de forma regular pode ajudar aqueles que têm dificuldade para pegar no sono. Uma pesquisa realizada em 2019 mostrou que a meditação foi capaz de melhorar em 10% a qualidade do sono e reduzir em 30% os níveis de ansiedade de estudantes. Se você deseja iniciar e ainda acha que a meditação não é para você, a sugestão eu dou é começar com a meditação guiada.

2. Uso de chás calmantes: Uma xícara de chás antes de dormir pode ajudar quem tem dificuldades devido à ação calmante, tranquilizante e sedativa que alguns chás possuem. Como exemplo temos o chá de Mulugu (também conhecido como canivete, bico-de-papagaio e corticeira) que é preparado a partir de suas cascas, o chá de Melissa (Melissa officinalis ou erva-cidreira) que além de melhorar a qualidade do sono também reduz os níveis de ansiedade e o chá de Passiflora (Passiflora incarnata), também conhecida por flor da paixão ou planta do maracujá. Para dormir melhor, tome 1 xícara de uma dessas opções pelo menos 1 hora antes da programada para dormir.

Mesmo sendo substâncias naturais, o uso desses chás não é recomendado para quem trabalha operando máquinas ou dirigindo veículos porque os reflexos podem ficar reduzidos.

3. Óleo essencial de lavanda: Essa estratégia é uma das minhas preferidas, e vou confessar que não vivo sem ela nos dias em que o sono demora a chegar. Os óleos essenciais são compostos aromáticos extraídos de plantas aromáticas e o óleo essencial de lavanda tem em sua constituição o linalol que tem um efeito calmante, além disso ele é um dos poucos que podem ser usados diretamente na pele. Para melhora o seu sono, antes de dormir pingue 3 gotinhas do óleo diretamente no seu travesseiro, use em um difusor ou coloque as três gotinhas diretamente em suas mãos e cheire.

Espero que hoje você use pelo menos uma dessas estratégias e consiga ter uma ótima noite de sono.

Larissa Lima (@larissalima.oficial)

Mentora de emagrecimento feminino – Nutricionista, Personal trainer, Coach

Continue Reading
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Comunicação de Pernambuco

Copyright © 2021 PE News. Desenvolvido por avanzzada

Grupo Remop