Nos siga nas redes sociais

Colunas

Por que os obesos têm um maior risco para a Covid-19?

Publicado

em

Larissa Lima

De acordo com os dados do ministério da saúde, o número de obesos no Brasil aumentou 67,8% entre 2006 e 2018. Além disso, mais da metade da população (55,7%) tem excesso de peso (1).

Resumindo: Dois em cada 10 brasileiros estão obesos!

– Vale uma pausa para reflexão: Você é um desses dois?

A obesidade é considerada uma doença crônica, e junto com excesso de peso, ela traz diversas consequências para a saúde: Aumento para o risco de doenças do coração, diabetes, maior risco de depressão e câncer, redução da imunidade, doenças pulmonares, além de promover alterações hormonais, levando a um estado inflamatório permanente e com maior susceptibilidade às complicações do Covid-19.

O tecido adiposo não é apenas um local para armazenar o excesso de calorias consumidas, como se pensava antigamente. Hoje já se sabe que ele é um órgão metabólico com função endócrina, ou seja, ele é capaz de produzir uma série de substâncias que regulam o equilíbrio do metabolismo. Dessa forma, as adipocinas (nome dado as substâncias produzidas por esse tecido) participam da regulação de várias funções biológicas como, por exemplo a regulação do apetite, do gasto energético e a sensibilidade à insulina (esta quando afetada pode provocar o diabetes tipo 2).

Quando o excesso de peso acomete um indivíduo, a produção dessas substâncias aumenta o seu estado inflamatório e transforma o tecido adiposo em um tecido disfuncional, que vai aumentar da quantidade de células inflamatórias no próprio tecido, fazendo com que ele produza ainda mais substâncias inflamatórias e entre em um estado de inflamação crônica subclínica, o que além de provocar outros efeitos negativos, afeta o sistema imunológico com a diminuição da produção de proteínas vitais para defender o corpo contra possíveis infecções.

Além das questões relacionas à inflamação que acomete o obeso, a obesidade também é associada com o comprometimento da capacidade funcional do sistema respiratório, o que impacta diretamente no bom funcionamento dos aparelhos respiradores, levando a um maior tempo de intubação e infecções pulmonares no caso de pacientes obesos acometidos com o vírus. Como visto na França, onde a necessidade de ventilação mecânica e de internação em unidade de cuidados intensivos em pacientes com COVID-19 foi 7 vezes maior naqueles com obesidade grau dois em comparação aos indivíduos com IMC classificado normal (2).

Outra suposição para o aumento do risco nesses indivíduos é a afinidade do vírus com uma enzima presente no tecido adiposo, a enzima de conversão da angiotensina 2 (ACE2), e como indivíduos obesos têm mais tecido adiposo, o número aumentado de células que expressam ACE2, esses pacientes podem ter quantidade maior de células afetadas pelo SARS-CoV-2 e, consequentemente, maior risco de desenvolver quadro mais duradouro e mais difícil de ser tratado (3).

Porém, mesmo sabendo que o obeso tem diversos motivos para se preocupar, o meu conselho é que as mudanças no estilo de vida comecem a ser implementadas de forma gradativa, visto que o medo causado pela disseminação dessa notícia em diversos meios de comunicação pode levar as pessoas com sobrepeso e obesidade a buscarem meios não sustentáveis para tratar a doença, o que pode levar a mudanças momentâneas e causar o famoso efeito sanfona.

Larissa Lima (Especialista em Emagrecimento Comportamental) – @larissalima.oficial

Referências:

1. VIGITEL, Brasil. Saúde Suplementar: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. Agência Nacional de Saúde Suplementar – Brasília: Ministério da Saúde, 2018.

2. Simonnet, A., Chetboun, M., Poissy, J., Raverdy, V., Noulette, J., Duhamel, A., Labreuche, J., Mathieu, D., Pattou, F., Jourdain, M. and (2020), High prevalence of obesity in severe acute respiratory syndrome coronavirus‐2 (SARS‐CoV‐2) requiring invasive mechanical ventilation. Obesity. Accepted Author Manuscript. doi:10.1002/oby.22831.

3. Jia X, Yin C, Lu S, et al. Two things about COVID‐19 might need attention. 2020;2020020315.

Instagram @larissalima.oficial

https://www.instagram.com/larissalima.oficial/

https://www.instagram.com/larissalima.oficial/

Continue Reading
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Comunicação de Pernambuco

Copyright © 2021 PE News. Desenvolvido por avanzzada

Grupo Remop