Nos siga nas redes sociais

Colunas

Pare de pensar apenas no que se deve comer para aumentar a imunidade, dê atenção a isso!

Publicado

em

Larissa Lima

A situação que o mundo está passando fez com que muitas pessoas, e provavelmente você, se preocupassem mais com a sua imunidade. Por ser nutricionista, praticamente todos os dias eu recebo mensagens de pessoas me perguntando o que comer para reforçar essa defesa.

Sim, a nossa alimentação é fundamental para fortalecer nosso organismo, principalmente nesse cenário. Mas, de nada adianta se você focar apenas no que você está comendo, sem saber como está o fantástico órgão que é responsável por absorver os nutrientes, o seu intestino.

O intestino faz parte das barreiras de proteção da nossa imunidade inata (a imunidade que já nascemos come ela), e se ele não está saudável, você pode ter prejuízos na sua imunidade.

– Então Larissa, o que seria um intestino saudável?

1) As células (chamadas de enterócitos) do intestino devem estar juntinhas para evitar que substâncias inflamatórias cheguem ao sangue.

2) Além de juntinhas, os seus cílios devem estar saudáveis para que ocorra uma boa absorção dos nutrientes.

3) As bactérias que habitam nesse intestino, devem estar em equilíbrio, para assim evitar o que chamamos de disbiose, visto que esse quadro também reduz a capacidade de absorção dos nutrientes e causa carência de vitaminas. O que é péssimo para a imunidade.

Se você é uma pessoa que tem uma alimentação desequilibrada, consome alimentos industrializados em excesso, a sua ingestão de frutas e vegetais é baixa, vive estressada, não dorme bem e/ou está acima do peso, as chances do seu intestino está saudável é são bem baixas.

– E o que fazer para melhorar esse quadro?

Siga essas 5 dicas simples:

  • Aumente o consumo de frutas e vegetais ao longo do dia.
  • Inclua a aveia na sua alimentação.
  • Mastigue lentamente durante as refeições
  • Ajuste a sua ingestão de água. (Cálculo: seu peso x 35)
  • Tenha práticas para reduzir o estresse, como por exemplo meditar ao acordar/dormir.

 

Claro que além dessas, existem outras estratégias, inclusive alguns suplementos para tratar a saúde intestinal. Porém, as sugestões citadas, são práticas que podem te ajudar muito, e que você já pode colocar em prática imediatamente.

 

Larissa Lima – Mentora de emagrecimento comportamental

@larissalima.oficial

Sistema de Comunicação de Pernambuco

Copyright © 2021 PE News. Desenvolvido por avanzzada

Grupo Remop