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5 motivos pelos quais noites mal dormidas te fazem engordar e ter menos saúde

Publicado

em

Larissa Lima

O novo normal está fazendo com que algumas as pessoas que desejam emagrecer tenham mais dificuldades de atingir esse objetivo devido ao aumento da ansiedade e da fome emocional, o que pode refletir ou até pior os quadros de insônia e má qualidade do sono.

E falando de sono, nesse texto eu quero te explicar por que uma má qualidade do sono pode interferir de forma negativa no processo de emagrecimento e ainda prejudicar a saúde.

  1. Desregulação da fome/saciedade: Noites mal dormidas podem desregular os hormônios leptina e grelina que são responsáveis por controlar nosso apetite. Eu mesma quando não durmo bem, passo o dia querendo comer as paredes. Acontece com você?
  2. Prejuízo na produção de serotonina: Isso faz com que você queira comer mais carboidratos simples e açúcares para fazer com que seu corpo produza mais serotonina e você volte a ficar alegrinha.

    3. Perder músculos: Uma pesquisa comparou dois grupos de dieta. Um grupo dormia 8h por noite e outro 5,5h. Ambos perderam o mesmo peso, porém quem dormia menos perdia massa magra ao invés de perde gordura. Que ruim, eim? (Arlet V Nedeltcheva et al., 2010)

    4. Maiores riscos de desenvolver diabetes e obesidade: Os estudos mostram que as alterações hormonais que ocorrem devido a privação do sono, somado a escolha dos alimentos e horário de ingestão também podem desencadear resistência à insulina, que consequentemente leva ao diabetes e obesidade. (Kristen L.K. et al., 2007)

    5. Risco de outras doenças como doenças do coração, hipertensão, Alzheimer, doenças psiquiátricas. Além da redução da concentração, memória e raciocínio.

Agora que você já leu 5 dos vários motivos pelos quais você precisa cuidar melhor da qualidade do seu sono, deixo aqui uma orientação para que você comece a fazer isso hoje mesmo. A exposição à luz artificial emitida por equipamentos eletrônicos, como TVs, computadores e celulares, prejudicam a síntese de melatonina, que é o hormônio responsável por promover relaxamento muscular e sensação de bem-estar. Sua síntese prejudicada, dificulta os processos fisiológicos necessários para promoção de um sono de qualidade. Então para dormir bem, evite se expor a essas luzes (celular, computador, Tv) nas duas 2 horas antes que antecedem o seu sono.

 

Larissa Lima, Mentora de emagrecimento feminino

@larissalima.oficial

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