Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Confira o que abre e o que fecha no Grande Recife no feriado de Tiradentes

Abre & Fecha

Publicado

em

O Dia de Tiradentes é feriado nacional e altera o funcionamento de lojas, repartições públicas e comércio, na quarta-feira (21), no Grande Recife. Os bancos e agências dos Correios não abrem.

A data é em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, que se tornou mártir da Inconfidência Mineira após ser assassinado, no século XVIII.

O decreto estadual de convivência com a Covid-19, em vigor desde 1º de abril, com o fim da quarentena, prevê que, em feriados, comércio em geral, shopping centers, galerias comerciais, escritórios comerciais, salões de beleza, barbearias, cabeleireiros e similares possam abrir das 9h às 17h, nos feriados.

Ainda de acordo com o governo do estado, praias e parques têm funcionamento liberado para atividades individuais.

Confira, abaixo, o que abre e o que fecha:

Comércio e shoppings

As lojas de rua do Recife no Centro e nos bairros podem funcionar das 9h às 17h. A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Recife) afirmou, no entanto, que a abertura é facultativa, conforme previsto na Convenção Coletiva de Trabalho.

Os cinemas ainda não foram autorizados a reabrir. Confira como fica o horário dos shoppings:

  • Shopping Recife: das 9h às 17h
  • RioMar Shopping: das 9h às 17h (lojas e quiosques) e das 11h às 17h (praças de alimentação)
  • Plaza Shopping: das 10h às 17h
  • Shopping Boa Vista: das 9h às 17h
  • Shopping ETC: das 12h às 17h
  • Shopping Tacaruna: das 9h às 17h
  • Shopping Patteo Olinda: das 9h às 17h
  • Shopping Guararapes: das 9h às 17h
  • Camará Shopping: das 11h às 17h
  • Shopping Costa Dourada: das 9h às 17h

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos apontou que, como é um feriado nacional, as agências não têm atendimento presencial. As áreas de autoatendimento ficam disponíveis para os clientes, bem como canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking.

Vacinação contra Covid

No Recife, a vacinação contra Covid-19 de pessoas a partir de 60 anos de idade e demais grupos prioritários segue normalmente, de acordo com o agendamento feito pela plataforma Conecta Recife, das 7h30 às 18h30.

Jaboatão dos Guararapes reduziu o horário de atendimento para vacinação no feriado, indo das 8h30 às 13h para quem agendou pelo De Olho na Consulta e em todos os locais usuais. O município imuniza pessoas com idades a partir de 61 anos.

No Cabo de Santo Agostinho, o Centro de Vacinação contra Covid-19, localizado na Praça 9 de Julho, que fica na paralela à rodovia PE-60, no bairro de Santo Inácio, funciona das 8h às 13h, sem precisar agendar. A cidade imuniza pessoas com idades a partir de 63 anos e outros grupos.

Olinda vacina contra Covid das 8h30 às 16h nos oito pontos habituais e até as 17h no Shopping Patteo. Na cidade, que imuniza pessoas com idade a partir de 60 anos, é preciso fazer agendamento pela internet.

A imunização fica suspensa em Camaragibe no feriado, sendo retomada na quinta-feira (22).

Vacinação contra gripe

A vacinação contra gripe, segundo a Secretaria de Saúde da capital, ocorre apenas nos parques 13 de Maio, Sítio Trindade e Dona Lindu, das 8h às 17h, na quarta-feira (21), voltando a ser aplicada em postos de saúde no dia seguinte.

Em Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Olinda e Camaragibe, a campanha fica suspensa no feriado, sendo retomada na quinta-feira (22).

Atualmente, a vacina contra gripe é aplicada em crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, e não é preciso agendar.

Prefeitura do Recife

De acordo com a prefeitura do Recife, a maior parte dos serviços não estará disponível e o edifício-sede ficará fechado.

Saúde

Cinco Upinhas vão funcionar no feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas.

São elas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Também estarão funcionando os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) terá funcionamento normal, realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas.

O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional.

Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

Para a vacinação antirrábica ou antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará no feriadão, das 7h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na quinta-feira (22).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

Hospital veterinário

O Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR) não funcionará, retomando os atendimentos de castrações, consultas e cirurgias eletivas e de urgência e emergência na quinta-feira (22).

A unidade veterinária funcionará regularmente de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, exceto feriados. O HVR está situado na Av. Professor Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade.

Turismo e lazer

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará à disposição para quem quiser aproveitar o feriado nacional ao ar livre. O percurso fica disponível das 7h às 16h e conecta três rotas ao Marco Zero, no Recife Antigo, passando por diversos atrativos turísticos da cidade.

Também estarão abertos para caminhadas e atividades individuais os parques Santana e Macaxeira, das 5h às 20h.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico do Recife também estará aberto das 9h às 15h. O JBR reabriu no começo de abril e segue obedecendo todas as regras necessárias para a contenção do coronavírus.

Além da obrigatoriedade do uso de máscara, o máximo de pessoas por grupo de visitantes é de oito pessoas, além disso, não são permitidas atividades que envolvam qualquer tipo de aglomeração, como piqueniques e ensaios fotográficos.

Esportes

As unidades da Academia Recife estarão fechadas nesta quarta-feira, devido ao feriado, mas voltam a funcionar normalmente na quinta (22).

Mercados e feiras

Os 26 mercados e feiras públicas do Recife estarão abertos neste feriado (21) das 6h às 13h.

Cultura

Museus e teatros do Recife ficarão fechados, em conformidade com as determinações do decreto do Governo de Pernambuco por causa da Covid-19.

Assistência social e direitos humanos

Os serviços da Assistência Social não serão realizados nos Cras e Creas, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriado.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão.

O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, permanece com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

Compaz e bibliotecas populares

Os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara não funcionarão nesta quarta, 21 de abril.

As Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados também não estarão disponíveis para o público. Os equipamentos retornarão às suas atividades normais na quinta-feira.

Procon

Não haverá atendimento no Procon Recife. Os consumidores podem acessar o site procon.recife.pe.gov.br, no entanto as reclamações abertas na plataforma serão respondidas a partir da quinta-feira (22).

Detran-PE

No feriado, todas as unidades do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) ficam fechadas, incluindo a sede, localizada na Iputinga, no Recife; as Unidades de Táxis e Coletivos (DUAT), as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e lojas nos shoppings e nos Expressos Cidadão.

Correios

Todas as agências dos Correios no Grande Recife ficam fechadas devido ao feriado de Tiradentes.

Justiça

A Justiça, no âmbito estadual e no federal, funciona em regime de plantão no feriado.

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) manteve atendimento por meio do telefone (81) 98726.6053 e/ou pelo e-mail plantao@trf5.jus.br, voltado pedidos como habeas corpus, mandado de segurança, comunicações de prisão em flagrante e pedidos de concessão de liberdade provisória, entre outros que exijam análise urgente.

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, o atendimento ocorre por telefone, das 8h às 17h. Os assuntos relativos à 1ª instância devem ser tratados através do número (81) 98773-4995, e os casos da 2ª instância, pelo (81) 98773-4996.

No Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o atendimento é das 13h às 17h, de modo remoto, voltado para urgências de caráter cível e criminal, como habeas corpus, mandados de segurança e medidas cautelares, entre outros.

Na capital, o plantão do 1º grau ocorre no térreo do Fórum Rodolfo Aureliano e o do 2º, no Núcleo de Distribuição e Informação Processual do 2º Grau, no térreo do Palácio da Justiça, na Praça da República.

Fora do Recife, atuam em regime de plantão as comarcas de Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Nazaré da Mata, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina.

Os contatos das unidades de plantão podem ser consultado pelo site do TJPE.

Da redação do PE News com informação do G1 PE

Sistema de Comunicação de Pernambuco

Copyright © 2021 PE News. Desenvolvido por avanzzada

Grupo Remop