Censura Judicial: Blog do Ricardo Antunes é Forçado a Demitir Equipe em Pleno Regime Democrático
Censurado em pleno regime democrático por uma decisão da juíza substituta Andrea Calado da Cruz, da 11ª Vara Criminal do Recife, o Blog do Ricardo Antunes, fora do ar há quatro dias, foi obrigado a dispensar temporariamente jornalistas, editores e administradores. Logo, ontem (3), justamente quando a ONU comemorou o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
Com a suspensão do Blog, que a defesa está tentando reverter na Justiça, começou a ocorrer perda de receita, porque não haverá veiculação de publicidade e mesmo alguns anúncios veiculados quando estava no ar não serão pagos, por falta de comprovação, já que o Blog foi “apagado”
“Ocorreu o que mais temíamos, os perversos efeitos econômicos sobre o blog, além da clara, injustificada e escandalosa censura, quando a liberdade de expressão é um direito constitucional. Sofremos abusos judicial, político e financeiro”, declarou André Beltrão, um dos editores do site.
“Reverteremos esta absurda situação e voltaremos com um Blog ainda mais revigorado, noticiando o que é de interesse público e nunca o que é de agrado dos poderosos de plantão. Não temos e nem continuaremos a ter medo de ninguém por mais que queiram nos intimidar. Nosso compromisso é com o jornalismo crítico, apartidário, e de serviços para a população que tem direito a transparência”, completou Ricardo Antunes que segue seu “exílio” forçado em Madrid, na Espanha
Advogados consultados pelo Blog afirmam que a suspensão das redes sociais do jornalista, é tão excessiva e ilegal quanto a prisão preventiva de Antunes decretada pela juíza Andrea Calado da Cruz.
O pedido dela foi revogado pelo desembargador Isaías Andrade Lins Neto, da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco, justamente por ter sido julgado excessivo e ilegal.
Antunes responde a processo por calúnia e difamação por uma série de reportagens no blog intitulada “AFarra de Noronha”, nas quais fica claro o tráfico de influência na ilha exercido na época pelo promotor de Justiça Flávio Falcão, flagrado tentando adquirir ilegalmente um terreno em Fernando de Noronha.
Revelado, com exclusividade, pelo Blog o caso foi publicado em outros sites como o G1 PE e O Antagonista. Nenhum dois dois foi objeto de reclamação do promotor.