36º Encontro das Baianas do Samba celebra fé e tradição no coração do Recife

 36º Encontro das Baianas do Samba celebra fé e tradição no coração do Recife

Foto: Bruno Campos

No coração do Recife, a Escola Gigantes do Samba promove nesta sexta-feira, 24 de novembro, o 36º Encontro das Baianas do Samba, um evento dedicado à celebração da fé, tradição e cultura afro-brasileira. Em meio à Semana da Consciência Negra, a festa gratuita homenageia as mulheres negras e periféricas que desempenham um papel fundamental na preservação do samba de terreiro, samba partido-alto e samba-enredo, considerados patrimônios culturais do Brasil.

A programação, marcada para iniciar às 20h na sede da Escola Gigantes do Samba, na Bomba do Hemetério, contará com rituais que incluem saudações aos orixás através do tradicional banho de cheiro. As Baianas, trajando turbantes, panos e colares, símbolos dos ritos do candomblé, conduzirão uma dança ao som da bateria da escola.

Além disso, as participantes serão responsáveis por preparar um banquete repleto de comidas e bebidas típicas dos orixás, compartilhando a cultura e a tradição com o público presente. O evento também terá apresentações especiais do Afoxé Aféfé Lagbará e do Maracatu Nação Encanto da Alegria.

A presidente da Escola Gigante do Samba, Marize Feliz, destaca a importância do encontro: “Em um país marcado por violência e obstáculos para mulheres negras e periféricas celebrarem sua religião, eventos como esse nos enchem de esperança, paz, amor e união.”

Além das festividades, o encerramento das oficinas de fotografia e percussão, parte da programação, ocorrerá durante o evento. A iniciativa, que beneficiou 40 adolescentes e jovens da zona norte do Recife, é uma ação apoiada pela Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura e Prefeitura do Recife, através do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), e culminará na entrega de certificados aos participantes.

Serviço:

O quê: Fé e tradição: Recife sedia 36º Encontro das Baianas do Samba
Quando: Sexta-feira, 24 de novembro
Onde:  Rua das Crianças, 63 – Bomba do Hemetério- Recife

Horário: 20h

Ingresso: Gratuito

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *