4ª edição do “Festival Luz Negra – O negro em estado de representação” homenageará Guitinho da Xambá

 4ª edição do “Festival Luz Negra – O negro em estado de representação” homenageará Guitinho da Xambá

Foto: Eduardo Araújo

Começa nesta quinta-feira (18), de forma totalmente online e gratuita, a quarta edição do ”Festival Luz Negra — O negro em estado de representação ”, que tem como objetivo destacar as artes cênicas que evidenciam o protagonismo do artista negro nas mais diversas linguagens, como o teatro, a ópera e a dança. O festival, que é de incentivo da Lei Aldir Blanc, teve sua primeira edição em 2017 e é produzido e realizado pelo grupo O Poste Soluções Luminosas, coletivo formado pelos artistas negros Agrinez Melo, Naná Sodré e Samuel Santos.

O festival se faz urgente nesses dias difíceis em que a pandemia desestabiliza de forma severa a classe artística e se agrava ainda mais quando se fala de artistas pretos, justamente pela invisibilidade social da qual somos vítimas”, contou Naná Sodré, atriz, professora e integrante d’O Poste. Dentro da programação, estão pautas como: espetáculos de dança, um deles com mulheres trans e outro com jovens da comunidade de Peixinhos, uma palestra sobre a história do negro em Pernambuco e um solo de ópera.

A cada ano, como forma de honrar a trajetória, um artista negro é homenageado. Nesta edição, o escolhido foi Guitinho da Xambá, cantor e compositor do grupo Bongar que faleceu em fevereiro. O artista foi grande parceiro do grupo O Poste.

O festival acontece até o dia 28 deste mês, com programação que contempla o público adulto, jovem e infantil e acontecerá no canal do YouTube do O Postes Soluções Luminosas (http://bit.ly/canaloposte) .

 

 

Lara Calábria

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *