CPRH realiza vistoria nas obras do Canal do Fragoso após aparecimento de peixes mortos

Incidente causado por rompimento de ensecadeira levou à morte de tilápias, consideradas espécie invasora, devido à baixa oxigenação na água.

 CPRH realiza vistoria nas obras do Canal do Fragoso após aparecimento de peixes mortos Incidente causado por rompimento de ensecadeira levou à morte de tilápias, consideradas espécie invasora, devido à baixa oxigenação na água.

Foto: Divulgação

Uma equipe especializada da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) realizou, na manhã desta sexta-feira (13), uma vistoria nas obras do Canal do Fragoso, local onde na última quinta-feira (12) surgiram alguns peixes mortos na ensecadeira- barragem provisória que fecha uma parte do curso de um rio para secar uma área e permitir a realização do trabalho. 

A equipe percorreu todo o trecho e identificou que ocorreu um incidente causado pelas chuvas, provocando um rompimento da ensecadeira e, consequentemente, a entrada dos peixes ao local.

Como a água represada na ensecadeira tem menos oxigênio que nas águas que correm no rio, esses peixes vieram a óbito”, informou o gerente da Unidade de Gestão de Fauna Silvestre, Iran Vasconcelos.

A CPRH avaliou a área, analisou as licenças e orientou a empresa a fazer os reparos na ensecadeira e encaminhar os animais mortos para um aterro sanitário.  “Vale salientar que os  peixes que morreram foram tilápias, que é considerada como um tipo invasor em nossa região, por isso não causaram um impacto tão grande ao meio ambiente  como imaginávamos”, esclareceu Vasconcelos.

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *