700 estudantes da rede pública concluem programa Miniempresa da Junior Achievement Pernambuco Jovens aprendem a gerenciar empresas e criam produtos inovadores; cerimônia de formatura será realizada nesta quinta-feira (31), na Concha Acústica da UFPE.
Jovens aprendem a gerenciar empresas e criam produtos inovadores; cerimônia de formatura será realizada nesta quinta-feira (31), na Concha Acústica da UFPE.
Incentivar o empreendedorismo ainda na escola e na prática. Esse é o objetivo do programa Miniempresa, que foi realizado pela ONG Junior Achievement Pernambuco (JA Pernambuco) mais uma vez neste ano, contando com a participação de 800 estudantes de 31 escolas da rede pública da Região Metropolitana do Recife e interior do estado. Finalizando sua 21ª edição, o encerramento do programa acontece na Formatura de Miniempresas, marcada para esta quinta-feira (31/10), às 18h, na Concha Acústica da UFPE.
Durante a solenidade, haverá palestra de Rhayann Vasconcelos, fundador da plataforma educacional AcelereEdu, voltada a oferecer, com escalabilidade, educação a jovens em todo país, será o paraninfo da 21ª Formatura de Miniempresas. Já o mágico e palestrante Roberto Montanha será responsável por conduzir vários momentos da noite com magia e descontração para os jovens. Mas o ponto alto da formatura será as premiações, como forma incentivar os estudantes, como: o prêmio de Melhores Miniempresas, do primeiro ao quinto lugar, Prêmio inovação, Prêmio qualidade, Prêmio sustentabilidade, Desafio Nexa (primeiro ao terceiro lugar).
Neste ano, foram formadas 32 miniempresas, com grupos de alunos de 31 escolas espalhadas pelo Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Camaragibe, Abreu e Lima, Bezerros, Gravatá, Caruaru, Belo Jardim, Limoeiro, São Lourenço da Mata, Escada, Paudalho, Vitória de Santo Antão e Palmares. Os alunos investiram em produtos que prezam pela sustentabilidade e inovação, como uma coleira para cães e gatos, feita com material reciclado e pingente com QR Code, para identificação, caso ele se perca.
Entre os outros produtos criados pelos alunos: repelente natural, lápis reciclado, luminárias, estojo ecológico, sabão em papel, bijuterias ecológicas, quadros decorativos, almofadas decorativas, porta-copos, bolsa multiuso, suporte para telefone e caderno ecológico. Para criação desses produtos, os jovens participaram de aulas semanais, com 3h de duração, totalizando 12 encontros.
Durante esse período, foram ensinados fundamentos de economia de mercado e da atividade empresarial, através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário. As atividades foram ministradas por voluntários, entre estudantes universitários e profissionais de diversas áreas, que receberam treinamento da JA Pernambuco, doando seu tempo e compartilhando conhecimento com os jovens, semanalmente.
Outra etapa foi a Gincana de Miniempresas, quando os estudantes de todas as escolas se reuniram para aprender mais sobre empreendedorismo, através de atividades lúdicas. Já na Feira de Miniempresas, que aconteceu no último mês de agosto, no Shopping RioMar, os jovens empreendedores tiveram a oportunidade de comercializar seus produtos e obter os frutos do trabalho desenvolvido durante o programa. Sim, as vendas são de verdade! Somente nos dois dias Feira de Miniempresas, foram vendidos 1.100 produtos, somando um total de R$ 15.439,93, em vendas.
Neste ano, o programa Miniempresa foi incentivado pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco e Sebrae Pernambuco, além de contar com os parceiros: Grupo Moura, Da Fonte Advogados, Grupo Iquine, TPF Engenharia e Queiroz Cavalcanti Advocacia. Mais informações: (81) 3421.2277 e www.jape.org.br.
SOBRE A JUNIOR ACHIEVEMENT (JA) – Fundada em 1919 nos Estados Unidos, a JA é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo em mais de 100 países. É pioneira na América Latina em levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho para jovens por meio do método “aprender-fazendo”. No Brasil, a JA está há quatro décadas e já entregou mais de 6 milhões de experiências de aprendizagem, com o apoio de mais de 200 mil voluntários.
Em Pernambuco, possui escritório desde 2003. Assim, a Junior Achievement Pernambuco (JA Pernambuco) realiza programas de educação empreendedora com jovens pernambucanos há mais de 20 anos de atuação. Os programas da ONG são reconhecidos pela ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira). Pelo trabalho que desempenha, a Junior Achievement Worldwide é reconhecida como a 5ª ONG mais influente do mundo pela thedotgood e neste ano de 2024 foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo terceiro ano consecutivo. Saiba mais em: jape.org.br;
SERVIÇO | 21ª FORMATURA DE MINIEMPRESAS
Quando: quinta-feira, 31 de outubro de 2024.
Horário: às 18h
Onde: Concha Acústica da UFPE – Cidade Universitária, Recife.
Informações: (81) 3421.2277; site jape.org.br; e Instagram @japernambuco.