CAIXA Cultural Recife apresenta show do afoxé Oxum Pandá, homenageando culturas latino-americanas e recifenses

O espetáculo "Santería" conecta o Candomblé pernambucano e a Santería, celebrando a diversidade cultural em um repertório vibrante.

 CAIXA Cultural Recife apresenta show do afoxé Oxum Pandá, homenageando culturas latino-americanas e recifenses O espetáculo "Santería" conecta o Candomblé pernambucano e a Santería, celebrando a diversidade cultural em um repertório vibrante.

Foto: Zé Gabriel Lima

A CAIXA Cultural Recife apresenta o show Santería, do afoxé Oxum Pandá, nos dias 9 e 10 de novembro. Afoxé é o nome dado à manifestação popular de origem africana, cujo ritmo é o Ijexá, e homenageia um orixá. O espetáculo é idealizado por Jorge Féo e representa um ponto de conexão entre o Candomblé pernambucano e a Santería, expressão religiosa que surgiu na região caribenha no século 19 a partir da mescla das culturas africana, europeia e indígena. Unindo música, dança e fé, o show traz um repertório de 16 canções que transitam entre o português e o espanhol, reverenciando a tradição dos Orixás e das deidades celebradas nas duas culturas.

Vestindo indumentárias que representam as cores e a riqueza da cultura afro-latina, 45 artistas compõem o espetáculo, entre músicos, cantores e bailarinos que interpretam o movimento e a energia de divindades do panteão africano, como Eleguá, Oxum, Oyá, Xangô e Ogum.

Na apresentação, clássicos cubanos como “La vida es un Carnaval”, da artista Celia Cruz, misturam-se com traduções e versões de músicas autorais do Oxum Pandá e de canções de domínio público da Argentina, Colômbia, Brasil e Peru. Um repertório feito a partir de uma pesquisa minuciosa que traz a mistura de idiomas, culturas e cânticos como um fator de integração entre o Recife e a América Latina.

Para Jorge Féo, “Santería é mais do que um espetáculo, é uma celebração de expressões musicais e forças divinas que atravessa fronteiras, unindo povos e mantendo viva a ancestralidade”. O espetáculo é realizado pela Paó Produção & Comunicação, com apoio da CAIXA Cultural Recife, do Instituto Cervantes do Recife e da Embaixada da Espanha no Brasil.

Afoxé Oxum Pandá:

O Afoxé Oxum Pandá tem suas raízes ancoradas no Candomblé e na força do ritmo Ijexá, dedicado à sua patrona, a orixá Oxum. Fundado pelo Babalorixá Genivaldo Barbosa Lemos e Sandra Guerra, é o quarto afoxé mais antigo do Pernambuco e tem sua história marcada por uma trajetória de militância, expressão artística e musical, cantando a beleza negra e a riqueza da herança afro-brasileira.

Com três discos e um EP lançados, além de shows e videoclipes, o grupo se consolida como uma das principais entidades culturais do estado e do Brasil e mantém viva a tradição dos afoxés que celebram 30 anos em 2025.

​Serviço:

[Música] Santería – Afoxé Oxum Pandá

Local: CAIXA Cultural Recife – Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife

Datas e horários: sábado 9/11 às 20h e domingo 10/11 às 16h

Ingressos: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia-entrada)

Bilheteria: (81) 3425-1915

Classificação indicativa: livre

Acesso para pessoas com deficiência

InformaçõesSite CAIXA Cultural

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *