Movimenta Indústria PE – Mulher debate presença feminina no setor e lança edital de R$ 2,1 milhões Evento estadual reúne especialistas, promove networking e divulga edital para pesquisadoras pernambucanas nesta quinta-feira (20).
Evento estadual reúne especialistas, promove networking e divulga edital para pesquisadoras pernambucanas nesta quinta-feira (20).

Foto: Saulo Aleixo/SectiPE
O Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI), promove nesta quinta-feira (20), a segunda edição do Movimenta Indústria PE – Mulher. O evento é gratuito e acontece das 9h30 às 13h30, no auditório do Centro de Avanço Tecnológico do Parque Tecnológico Industrial (Parqtel), no bairro da Várzea. As inscrições estão abertas através do link https://app.jalanlive.com/movindustriapemulher2025.
A edição 2025 do Movimenta Indústria PE Mulher reunirá profissionais da indústria, empreendedores, pesquisadores e lideranças do setor público e privado para um dia de debates de alto nível sobre tecnologia, inovação e empreendedorismo. Além de palestras e painéis, os participantes terão acesso ao espaço de conexões, um ambiente exclusivo para networking e parcerias estratégicas, com estandes de startups e empresas inovadoras. O objetivo da Arena de Startups é ampliar contatos, trocar experiências e conhecer soluções que contribuam com a transformação do setor. Entre as empresas confirmadas estão: Pluvi, Cosex Tech, Moverdes, Aicury, Biotec Tecnologia e Muda meu mundo.
Para a secretária estadual de CT&I, Mauricélia Montenegro, esta edição traz uma programação estratégica para impulsionar a inovação e fortalecer a presença feminina na indústria pernambucana. “Pernambuco é um estado, que pela primeira vez, tem duas mulheres em posições de liderança, como governadora e vice-governadora. Faz parte do plano do governo atual promover a equidade em todos os níveis. Por isso, discutir a participação da mulher no setor industrial e no mercado de trabalho em geral é de suma importância”, ressalta.
Pernambucanas Inovadoras – Com o objetivo de valorizar o empreendedorismo feminino e promover oportunidades para pesquisadoras pernambucanas, a Secti/PE e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) lançam o edital Pernambucanas Inovadoras durante o Movimenta Indústria PE – Mulher. O edital visa apoiar projetos de aplicação de pesquisas coordenadas por mulheres vinculadas a Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) em Pernambuco.
Para o diretor de inovação da Secti/PE, César Andrade, o edital convida pesquisadoras que estejam vinculadas a instituições de ciência, tecnologia e inovação do Estado para apresentarem propostas com desenvolvimento e aplicação de pesquisas que se convertam em soluções inovadoras. “Este edital faz parte da estratégia 5 do programa Inova.PE do Governo do Estado que visa a integração da estratégia da ciência, tecnologia e inovação aliada ao empreendedorismo inovador. A instituição executora deve ser de ciência, tecnologia e inovação com personalidade jurídica, pública ou privada, sem fins lucrativos do Estado de Pernambuco. Além de ser integrante da Rede de Ecossistemas de Pernambuco (REPE)”, ressalta.
O valor global estimado é de até R$ 2,1 milhões, provenientes do Fundo INOVAR-PE. A publicação vai atender 21 propostas em três faixas. Para acessar o edital, os interessados devem entrar no site www.facepe.br. Os projetos selecionados terão um prazo de 12 meses de execução e as propostas poderão ser submetidas até 27 de maio de 2025, através do sistema Agilfap.
Apicultura como identidade visual –A segunda edição do Movimenta Indústria PE Mulher ganhou uma identidade visual inspirada na apicultura, setor pelo qual Pernambuco se destaca, despontando entre os 10 maiores estados apicultores do Brasil. A escolha reforça a importância dessa atividade na geração de empregos, na conservação ambiental e na produção de mel e derivados.
Para ampliar o alcance da mensagem e dialogar com diferentes públicos, a Gerência de Comunicação (Gecom) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação desenvolveu uma HQ didática. Intitulada “Melina – A arte de Polinizar ideias”, a HQ busca unir a jornada do herói e a análise do universo feminino na indústria de Pernambuco, com um toque lúdico e reflexivo.