Evento Código M debate diversidade de gênero no setor de tecnologia em Recife

Com participação de lideranças femininas, programação ocorre no próximo dia 16, no Cais do Sertão, com inscrições gratuitas.

 Evento Código M debate diversidade de gênero no setor de tecnologia em Recife Com participação de lideranças femininas, programação ocorre no próximo dia 16, no Cais do Sertão, com inscrições gratuitas.

Foto: Divulgação

Presente em muitos setores, a disparidade entre homens e mulheres em termos de direitos, oportunidades e tratamento se torna ainda mais visível quando envolve o setor de tecnologia. Segundo o estudo “Mulheres no setor tech da América Latina”, para receber o mesmo que um homem em um ano, uma mulher que atua no segmento precisa trabalhar 28% a mais que o colega do sexo masculino. Além disso, atualmente, menos de 30% da força de trabalho em tecnologia é ocupada por mulheres. A pesquisa, que analisou a situação salarial em oito países da América Latina, foi realizada pela McKinsey & Company junto com a Laboratória, edtech que busca inserir mais mulheres no mundo da tecnologia.

Visando estimular o primeiro passo nessa direção, a Laboratória e a organização filantrópica Google.org promovem no Recife o evento Código M. O encontro ocorre no próximo dia 16, no centro cultural Cais do Sertão, e tem como proposta impulsionar a inovação e a liderança feminina no setor de tecnologia a partir de paineis com lideranças femininas, interações e trocas de experiências. As inscrições estão abertas, são limitadas e podem ser feitas gratuitamente por meio do site www.codigom.la/br

Entre os destaques da programação do Código M está a empreendedora pernambucana Simony César. Filha de ex-cobradora de ônibus e natural do bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, Simony é fundadora e CEO da startup Super NINA, lançada quando ela ainda era estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A tecnologia, que visa transformar a mobilidade urbana em um ambiente mais seguro e inclusivo para as mulheres, garantiu a Simony o destaque na lista Forbes Under 30 Brasil, que reconhece jovens talentosos com menos de 30 anos em categorias como empreendedorismo, inovação e tecnologia.

Além de Simony César, o Código M contará ainda com a participação de nomes como Laís Xavier, uma das idealizadoras do projeto Tech Woman; Magdalena Cavalcanti, consultora de RH do Bradesco; e Luana Maria, ativista pelos direitos humanos e empreendedora social na Pajubá Tech. “Voltar para o Recife depois de um evento tão lindo realizado em 2024 é incrível. Com o Código M, buscamos apresentar o setor tech para mulheres que desejam começar a trajetória profissional, mas não sabem como dar o primeiro passo. Queremos derrubar as barreiras e incentivar a descoberta do potencial de cada uma”, afirma a cofundadora da Laboratória no Brasil, Regina Acher.

A Laboratória foi fundada em 2014, no Peru, com a missão de transformar a vida de mulheres latinoamericanas por meio de uma carreira em tecnologia. Desde então, a organização já formou mais de 5 mil mulheres no Brasil e em outros dez países da América Latina em diversos cursos. Considerando apenas o Código M, foram impactadas mais de 800 brasileiras entre os anos de 2023 e 2024, das quais 90% classificaram a experiência como fundamental para iniciar uma carreira no mercado de tecnologia. Quanto à inserção no mercado de trabalho, mais de 1,3 mil empresas na América Latina já contrataram mulheres capacitadas pela Laboratória. Mais informações podem ser conferidas no site oficial da Laboratória: www.laboratoria.la/pt

Minibio das palestrantes do Código M
Laís Xavier –
 Graduada em Ciências da Computação e mestre em Engenharia de Software pela UFPE. Primeira presidente mulher da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro) regional Pernambuco e Paraíba. Mentora de startups e incentivadora do empreendedorismo feminino, é cofundadora do Tech Woman, evento que tem como missão mostrar que tecnologia é mercado de trabalho para mulheres e tornar a empregabilidade feminina uma realidade no setor.

Luana Maria – É ativista pelos direitos humanos e empreendedora social na Pajubá Tech. Reconhecida pelo jornal Folha de São Paulo como o futuro do campo da inovação social no Brasil e embaixadora da Brazil Conference at Harvard & MIT.

Magdalena Cavalcanti – Graduada em Relações Públicas e Gestão de RH com pós-graduação em gestão de pessoas e competências. Consultora de RH Business Partner com mais de 15 anos de experiência nos segmentos de construção civil e climatização, consultoria e tecnologia.

Simony César – Publicitária formada pela UFPE, Simony é fundadora e CEO da Super NINA. Em parceria com o WRI Brasil, Toyota Mobility Foundation e a Frente Nacional de Prefeitos, coordenou a implantação da NINA e a criação do Programa de Combate à Importunação Sexual no Transporte Público na capital do Ceará. Foi nomeada pela Forbes Under 30 como destaque da inovação e tecnologia.

Serviço
O quê:
 Código M no Recife
Quando: Dia 16 de abril, das 8h30 às 13h
Onde: Cais do Sertão – Av. Alfredo Lisboa, S/N, Recife Antigo
Inscrições: Gratuitas, pelo site www.codigom.la/br

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *