Evento Código M debate diversidade de gênero no setor de tecnologia em Recife Com participação de lideranças femininas, programação ocorre no próximo dia 16, no Cais do Sertão, com inscrições gratuitas.
Com participação de lideranças femininas, programação ocorre no próximo dia 16, no Cais do Sertão, com inscrições gratuitas.

Foto: Divulgação
Presente em muitos setores, a disparidade entre homens e mulheres em termos de direitos, oportunidades e tratamento se torna ainda mais visível quando envolve o setor de tecnologia. Segundo o estudo “Mulheres no setor tech da América Latina”, para receber o mesmo que um homem em um ano, uma mulher que atua no segmento precisa trabalhar 28% a mais que o colega do sexo masculino. Além disso, atualmente, menos de 30% da força de trabalho em tecnologia é ocupada por mulheres. A pesquisa, que analisou a situação salarial em oito países da América Latina, foi realizada pela McKinsey & Company junto com a Laboratória, edtech que busca inserir mais mulheres no mundo da tecnologia.
Visando estimular o primeiro passo nessa direção, a Laboratória e a organização filantrópica Google.org promovem no Recife o evento Código M. O encontro ocorre no próximo dia 16, no centro cultural Cais do Sertão, e tem como proposta impulsionar a inovação e a liderança feminina no setor de tecnologia a partir de paineis com lideranças femininas, interações e trocas de experiências. As inscrições estão abertas, são limitadas e podem ser feitas gratuitamente por meio do site www.codigom.la/br
Entre os destaques da programação do Código M está a empreendedora pernambucana Simony César. Filha de ex-cobradora de ônibus e natural do bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, Simony é fundadora e CEO da startup Super NINA, lançada quando ela ainda era estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A tecnologia, que visa transformar a mobilidade urbana em um ambiente mais seguro e inclusivo para as mulheres, garantiu a Simony o destaque na lista Forbes Under 30 Brasil, que reconhece jovens talentosos com menos de 30 anos em categorias como empreendedorismo, inovação e tecnologia.
Além de Simony César, o Código M contará ainda com a participação de nomes como Laís Xavier, uma das idealizadoras do projeto Tech Woman; Magdalena Cavalcanti, consultora de RH do Bradesco; e Luana Maria, ativista pelos direitos humanos e empreendedora social na Pajubá Tech. “Voltar para o Recife depois de um evento tão lindo realizado em 2024 é incrível. Com o Código M, buscamos apresentar o setor tech para mulheres que desejam começar a trajetória profissional, mas não sabem como dar o primeiro passo. Queremos derrubar as barreiras e incentivar a descoberta do potencial de cada uma”, afirma a cofundadora da Laboratória no Brasil, Regina Acher.
A Laboratória foi fundada em 2014, no Peru, com a missão de transformar a vida de mulheres latinoamericanas por meio de uma carreira em tecnologia. Desde então, a organização já formou mais de 5 mil mulheres no Brasil e em outros dez países da América Latina em diversos cursos. Considerando apenas o Código M, foram impactadas mais de 800 brasileiras entre os anos de 2023 e 2024, das quais 90% classificaram a experiência como fundamental para iniciar uma carreira no mercado de tecnologia. Quanto à inserção no mercado de trabalho, mais de 1,3 mil empresas na América Latina já contrataram mulheres capacitadas pela Laboratória. Mais informações podem ser conferidas no site oficial da Laboratória: www.laboratoria.la/pt
Minibio das palestrantes do Código M
Laís Xavier – Graduada em Ciências da Computação e mestre em Engenharia de Software pela UFPE. Primeira presidente mulher da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro) regional Pernambuco e Paraíba. Mentora de startups e incentivadora do empreendedorismo feminino, é cofundadora do Tech Woman, evento que tem como missão mostrar que tecnologia é mercado de trabalho para mulheres e tornar a empregabilidade feminina uma realidade no setor.
Luana Maria – É ativista pelos direitos humanos e empreendedora social na Pajubá Tech. Reconhecida pelo jornal Folha de São Paulo como o futuro do campo da inovação social no Brasil e embaixadora da Brazil Conference at Harvard & MIT.
Magdalena Cavalcanti – Graduada em Relações Públicas e Gestão de RH com pós-graduação em gestão de pessoas e competências. Consultora de RH Business Partner com mais de 15 anos de experiência nos segmentos de construção civil e climatização, consultoria e tecnologia.
Simony César – Publicitária formada pela UFPE, Simony é fundadora e CEO da Super NINA. Em parceria com o WRI Brasil, Toyota Mobility Foundation e a Frente Nacional de Prefeitos, coordenou a implantação da NINA e a criação do Programa de Combate à Importunação Sexual no Transporte Público na capital do Ceará. Foi nomeada pela Forbes Under 30 como destaque da inovação e tecnologia.
Serviço
O quê: Código M no Recife
Quando: Dia 16 de abril, das 8h30 às 13h
Onde: Cais do Sertão – Av. Alfredo Lisboa, S/N, Recife Antigo
Inscrições: Gratuitas, pelo site www.codigom.la/br