Torre Malakoff promove programação educativa com exposições, feira e rodas de conversa Atividades gratuitas seguem até a terceira semana de maio e incluem oficina, lançamento de fotolivro e visita guiada com audiodescrição.
Atividades gratuitas seguem até a terceira semana de maio e incluem oficina, lançamento de fotolivro e visita guiada com audiodescrição.

Torre Malakoff – Foto: Morgana Narjara
Do fim deste mês até a terceira semana de maio, o Espaço Observatório Cultural Torre Malakoff, equipamento cultural gerido pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco – SECULT e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE, oferecerá uma programação diversa de ações educativas dedicada a todos os públicos. Entre as atividades, estão exposições, feira, lançamento de fotolivro, oficina e roda de conversa. Todo o acesso é gratuito.
O novo cronograma cultural já inicia na próxima quinta-feira (24), às 10h, com uma visita guiada com audiodescrição pela exposição Ilha Mistério, do artista Carlos Lima, que conta com 15 fotografias feitas em película, reveladas e impressas em cianotipia – técnica de impressão fotográfica artesanal em tons azuis – inspiradas na Ilha de Itamaracá. A mostra estará aberta na sala dedicada ao mestre pernambucano da fotografia, Alcir Lacerda, no térreo. Aos interessados, um formulário de inscrição já está disponível.
Começando as atividades do mês de maio, no dia 04 (domingo), será a vez do anfiteatro da Torre Malakoff receber um circuito criativo com diferentes expositores. Intitulada Feira Órbita, a ação, que acontecerá das 14h às 18h, visa ser um espaço de troca, conexão e valorização da arte independente para artistas, designers e artesãos mostrarem e venderem seus trabalhos com peças autorais e acessíveis para todo o público. Destaque para o lançamento do fotolivro de Priscila Buhr, Não Reagente – obra que retrata maternidade, escolha e identidade feminina -, marcado para às 14h30 e destinado, principalmente, a mulheres, mães e crianças.
No dia 09 de maio (quinta-feira), o espaço educativo do equipamento recebe a oficina Leitura da Imagem, com André Aquino. A atividade é voltada para educadores museais e conta com 15 vagas. Aos interessados, as inscrições devem ser feitas previamente via formulário. O link para acesso pode ser encontrado através da página da Torre Malakoff no Instagram.
Encerrando a programação, no dia 16 de maio (sexta-feira), o anfiteatro volta a receber atividades com a roda de conversa mediada por Danilo Lúcio que, junto à um músico convidado, convida o público a dialogar sobre memória musical e curadoria, tendo como referência a exposição Rock Pernambucano em 50 Capas de Discos, que já está aberta para visitação na Torre. A ação, que será aberta para todos, terá início às 16h.
A gestora da Torre Malakoff, Carol Chaves Madureira, ressalta a importância da participação de todos nas atividades educativas propostas pelo equipamento nas próximas semanas. “Nós sempre buscamos diversificar a grade de programação no intuito de trazermos um olhar propositivo, apostando na força da educação e da cultura, ambas tendo um papel importante na construção do olhar e da sensibilização das pessoas. Contando com um fluxo de público espontâneo, é imprescindível termos ações que contemplem a todos. Por isso, considero importante que mais e mais pessoas visitem o equipamento e participem das atividades”, convida.
Confira a programação completa:
24 de abril (quinta-feira)
Visita Guiada pela Exposição Ilha Mistério, do artista Carlos Lima
Horário: 10h
Local: Sala Alcir Lacerda (térreo)
Inscrições através do link
04 de maio (domingo)
Feira Órbita – Arte, Cultura e Interações
Horário: 14h às 18h
Local: Anfiteatro Torre Malakoff
Para todos os públicos
Lançamento do Fotolivro de Priscila Buhr – Não Reagente
Horário: 14h30
Local: Durante a Feira Órbita
Direcionado para crianças, mulheres e mães
09 de maio (quinta-feira)
Oficina Leitura da Imagem, com André Aquino
Horário: 9h às 12h
Local: Espaço educativo da Torre Malakoff
Voltada para educadores museais (15 vagas)
Inscrições pelo link
16 de maio (sexta-feira)
Roda de Conversa com Danilo Lúcio + Músico Convidado I Memória musical e curadoria
Horário: 16h
Local: Anfiteatro da Torre Malakoff
Aberto ao público