Funase entrega novos alojamentos e reforça compromisso com agentes socioeducativos

Revitalização no Cenip Recife marca início do cronograma 2025 e integra ações voltadas à valorização de profissionais que atuam na linha de frente da socioeducação em Pernambuco.

 Funase entrega novos alojamentos e reforça compromisso com agentes socioeducativos Revitalização no Cenip Recife marca início do cronograma 2025 e integra ações voltadas à valorização de profissionais que atuam na linha de frente da socioeducação em Pernambuco.

Com foco nos profissionais que atuam na linha de frente da socioeducação, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) entregou, nesta terça-feira, 20 de maio, seis alojamentos, femininos e masculinos, revitalizados previstos nas metas para 2025. A entrega, que aconteceu no Cenip Recife, marca o início do cronograma estabelecido para o ano e tem como objetivo garantir mais dignidade e melhores condições para os atendimentos nas unidades.

Pautando-se numa realidade antes negligenciada, a Funase assumiu o compromisso de promover a qualidade de vida não apenas para os socioeducandos, mas também aos  agentes socioeducativos e todos os profissionais que atuam nas unidades. Como parte desse esforço, já foram implementadas medidas importantes, como a criação do Núcleo de Apoio aos Agentes Socioeducativos (NAASE), voltado à escuta ativa e ao reconhecimento das demandas da equipe, além de dois reajustes no piso salarial. Também estão previstas a entrega de fardamentos, dos equipamentos de proteção individual (EPIs), bem como a revitalização dos alojamentos.

Vale destacar que o NAASE vem desempenhando um papel fundamental como ponte entre os agentes socioeducativos e a instituição, possibilitando a implementação de projetos como o “Cuidado que Acolhe”, carro-chefe do núcleo, voltado exclusivamente para a saúde mental desses profissionais. A iniciativa oferece escuta qualificada, acompanhamento psicológico e ações preventivas, contribuindo para o bem-estar no ambiente de trabalho e para o fortalecimento da categoria.

Hoje, as reuniões entre a presidência da Funase, superintendências e representantes dos agentes socioeducativos das unidades acontecem regularmente. É a partir desses espaços de escuta que são identificadas demandas, sugestões e ideias que podem, de fato, contribuir para o avanço do atendimento socioeducativo do Estado. “Estar próxima da realidade de quem está na ponta é fundamental para construirmos soluções mais efetivas e humanas. Esses encontros nos ajudam a tomar decisões mais conectadas com as necessidades reais das unidades”, afirma Raissa Braga, presidente da Funase.

A previsão é de que até o final de 2025 todos os alojamentos sejam reformados e reinaugurados, garantindo melhores condições de trabalho para os profissionais e contribuindo para um ambiente mais adequado ao desenvolvimento das atividades socioeducativas. A expectativa é que essas melhorias impactem diretamente na rotina das unidades, promovendo mais eficiência, segurança e reconhecimento dos servidores.

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *