Moda sustentável é tema de encontro formativo no Recife neste sábado (5) Evento destaca técnica do upcycling como alternativa criativa para reaproveitamento de resíduos têxteis.
Evento destaca técnica do upcycling como alternativa criativa para reaproveitamento de resíduos têxteis.

Foto: Divulgação
Designers, artistas, estudantes e curiosos pelo universo da moda sustentável são convidados a explorar novas formas de pensar e criar, vislumbrando futuros possíveis para o setor. É com esse convite que o Recife recebe, neste sábado (5/7), o evento “Fora do Eixo: Formação em Processos Criativos, Inovação e Sustentabilidade na Moda”.
A iniciativa propõe um mergulho no upcycling, técnica que transforma resíduos têxteis em peças autorais, e será realizada das 13h às 16h, no Centro de Promoção dos Direitos da Mulher Marta Almeida, no Bairro do Recife.
A programação começa às 13h com a acolhida dos participantes. Kamila Nascimento e a equipe da Rede Kami recebem o público, criando um ambiente de boas-vindas e integração para o início das atividades.
Às 13h30, acontece a palestra “Como transformar sua manualidade no DNA da sua marca”, conduzida por Germana Souza. Na ocasião, a convidada compartilha experiências e reflexões sobre como a manualidade pode se tornar um elemento central e diferenciador nas marcas de moda sustentável.
A partir das 15h, o momento é dedicado ao REC Criativo: reimaginar, explorar e criar. Os artistas que participaram do projeto Fora do Eixo apresentam quatro composições inéditas, mostrando os caminhos percorridos, as inspirações e referências que guiaram suas criações.
Cada núcleo criativo tem a oportunidade de evidenciar suas impressões e a experiência vivida durante a imersão. A atividade é conduzida por Kamila Nascimento e os participantes do ciclo formativo.
O encerramento está previsto para às 16h, com agradecimentos finais e um convite para que o público siga refletindo sobre os caminhos possíveis para uma moda mais ética e sustentável. A condução será de Kamila Nascimento.
“Reaproveitar é dar voz ao que parecia descartado. O upcycling não é só técnica, é uma atitude para redesenhar o mundo que vestimos”, afirma Kamila Nascimento, idealizadora da Rede Kami.
Com incentivo da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife e Prefeitura do Recife, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o projeto reforça o papel da cultura como agente de transformação social e ambiental.