Raquel Lyra entrega requalificação do Serviço Wilma Lessa e vistoria obras de R$ 100 milhões no Hospital Agamenon Magalhães

Governadora inaugurou melhorias no serviço de atendimento a vítimas de violência sexual e acompanhou intervenções que ampliam a estrutura do hospital, incluindo hemodinâmica, emergências especializadas e nova cozinha.

 Raquel Lyra entrega requalificação do Serviço Wilma Lessa e vistoria obras de R$ 100 milhões no Hospital Agamenon Magalhães Governadora inaugurou melhorias no serviço de atendimento a vítimas de violência sexual e acompanhou intervenções que ampliam a estrutura do hospital, incluindo hemodinâmica, emergências especializadas e nova cozinha.

Foto: Yacy Ribeiro/Secom

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (26), um importante equipamento requalificado no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no Recife: o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa. Durante a agenda, a gestora também vistoriou as obras de implantação do novo serviço de hemodinâmica, a reforma da cozinha e acompanhou o andamento das futuras emergências de cardiologia, otorrinolaringologia e obstetrícia. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a entrega.

“Tudo que estamos fazendo é pelo cuidado. Estamos investindo aqui, no Hospital Agamenon Magalhães, R$ 100 milhões que se desdobram em várias entregas como esta, garantindo conforto aos trabalhadores e a quem precisa do serviço, que pode ser acolhido de verdade. Não é só para tirar retrato, é para garantir que uma mulher que foi violentada possa, no momento mais difícil da vida dela, estar sendo cuidada”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Com investimento de aproximadamente R$ 300 mil, o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa recebeu melhorias nas instalações elétricas, pintura, climatização, renovação do mobiliário e ações de humanização dos ambientes. Em uma etapa posterior, também será realizada a substituição do piso e das luminárias.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou que a requalificação integra um amplo conjunto de investimentos que vêm sendo realizados no hospital. “Agora temos o serviço todo reestruturado, requalificado, para poder atender melhor as mulheres que necessitam e também dar mais condição de trabalho com dignidade aos profissionais de saúde que trabalham aqui. A melhora não para”, afirmou.

Criado há 25 anos, o Wilma Lessa é referência na rede estadual de proteção às mulheres, pessoas com útero e adolescentes a partir dos 12 anos vítimas de violência sexual. Somente nos primeiros meses de 2026, já foram contabilizados 481 atendimentos.

A coordenadora do serviço, Sílvia Cavalcanti, ressaltou que a nova estrutura fortalece o acolhimento humanizado oferecido às pacientes. “É extremamente importante requalificar para poder ofertar um melhor acolhimento para essas pessoas que nos procuram. Um serviço requalificado, pode oferecer melhor ambiência, mais conforto e também melhores condições de trabalho. É muito bom trabalhar com ambiente adequado e mobiliário novo”, destacou.

VISITAS – Na unidade, a governadora também visitou obras em andamento, como a nova cozinha do hospital, que recebeu investimento de R$ 1,1 milhão e deve oferecer uma estrutura moderna e adequada para atender pacientes, acompanhantes e profissionais que circulam diariamente pela unidade. O setor é responsável pela produção de cerca de 4 mil refeições por dia, entre cafés da manhã, lanches, almoços e jantares.

A gestora também acompanhou as obras de implantação do novo Serviço de Hemodinâmica, que recebe investimento de R$ 4 milhões. O setor será totalmente modernizado para ampliar a capacidade de realização de exames e procedimentos cardiovasculares de alta complexidade, como cateterismos, angioplastias, implantes e trocas de marcapasso, estudos eletrofisiológicos e arteriografias.

Além da Hemodinâmica, seguem em andamento as obras de reforma de um dos prédios do hospital, onde funcionarão as novas emergências de cardiologia, otorrinolaringologia e obstetrícia, além de espaços destinados ao repouso das equipes médicas.

Também acompanharam a entrega a deputada federal Clarissa Tércio; o deputado estadual Romero Sales Filho, o vereador do Recife, Ronaldo Lopes; e a diretora de Obras de Saúde da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Priscila Giovanna.

Redação

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *