Seminários Facto 2026 reúnem empresários, gestores e jornalistas para debater economia, política e comunicação no Recife

Evento realizado no Beach Class Convention trouxe nomes como Phelipe Siani, Igor Gadelha, Ana Maria Dubeux e Fernando Schüler para discutir cenário econômico, comunicação corporativa e eleições de 2026 em Pernambuco

 Seminários Facto 2026 reúnem empresários, gestores e jornalistas para debater economia, política e comunicação no Recife Evento realizado no Beach Class Convention trouxe nomes como Phelipe Siani, Igor Gadelha, Ana Maria Dubeux e Fernando Schüler para discutir cenário econômico, comunicação corporativa e eleições de 2026 em Pernambuco

O Beach Class Convention foi palco, nesta sexta-feira (3 de julho de 2026), dos Seminários Facto 2026. O evento gratuito reuniu empresários, gestores públicos e renomados jornalistas do cenário nacional para uma tarde dedicada a debates profundos sobre os rumos econômicos, as transformações tecnológicas e o panorama político do Brasil e de Pernambuco.

​A abertura dos trabalhos foi conduzida por Cristiano Carrilho, advogado e presidente da ABCCRIM, que destacou a importância do diálogo e da informação de credibilidade para o desenvolvimento do país, agradecendo o apoio de patrocinadores de peso como a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), Agemar Engenharia, Copergás, FIEPE e os escritórios Quidute, Scavuzzi e Andrade Lima Advogados Associados e Urbano Vitalino Advogados.

​Comunicação e Performance na Abertura

​A primeira conferência do dia ficou por conta do comunicador e empresário Phelipe Siani. Com uma bagagem de mais de 20 anos em emissoras como SBT, TV Globo e CNN Brasil, Siani comandou a palestra “Comunicação de Alta Performance para Trazer Clareza e se Diferenciar da Concorrência”, compartilhando insights sobre liderança, inovação e a necessidade de criar conexões reais com o público no ambiente corporativo contemporâneo.

​Economia, Turismo e Reforma Tributária em Pauta

​O primeiro painel da tarde, intitulado “Economia e Tendências”, foi moderado pela advogada Luciana Buril (Urbano Vitalino Advogados) e colocou em foco dados estratégicos para o estado.

​Bruno Veloso, presidente da FIEPE, apresentou as projeções e dados do “Estudo da FIEPE”.

​Guilherme Cavalcanti, presidente da Copergás, detalhou o panorama financeiro local na apresentação “Dados da Economia do nosso Estado em 2026”.

​Eduardo Loyo, presidente da Empetur, debateu as novas ações de promoção do turismo pernambucano.

​No campo legislativo e fiscal, o deputado federal Luciano Bivar defendeu propostas voltadas à tecnologia com o tema “A Revolução Digital e o IUF (Imposto Único Federal)”, enquanto o secretário da Fazenda de Jaboatão dos Guararapes, César Barbosa, abordou os impactos práticos da Reforma Tributária.

​Bastidores do Poder e Eleições 2026

​Após uma pausa para o coffee break, o evento retomou as atividades com o painel “Eleições 2026: Política e Jornalismo”, sob a mediação de Felipe Resk, diretor de Jornalismo do Diário de Pernambuco. O debate trouxe a perspectiva de experientes profissionais de Brasília sobre a cobertura política e os desafios do setor:

​Ana Maria Dubeux Costa, diretora de Redação do Correio Braziliense e primeira mulher a integrar o Condomínio dos Diários Associados, relembrou sua trajetória iniciada no Recife e analisou o atual cenário na capital federal.

​Igor Gadelha, colunista do portal Metrópoles, trouxe detalhes sobre as articulações de bastidores entre os Três Poderes.

​Wilson Lima, repórter da sucursal de Brasília do portal O Antagonista, contribuiu com sua experiência em investigações jornalísticas no ambiente político nacional.

​Encerramento com Análise de Cenário Nacional

​Para fechar a programação, os Seminários Facto trouxeram o cientista político e professor do Insper, Fernando Schüler. Em sua palestra magna “O Cenário Eleitoral Brasileiro e as Eleições Presidenciais”, o colunista do Estadão e do Grupo Bandeirantes traçou uma radiografia profunda e analítica sobre as tendências do eleitorado e as perspectivas políticas para o país.

​O encerramento oficial foi celebrado por Cristiano Carrilho, que reforçou o compromisso da Facto Seminários em continuar pautando os grandes temas que movimentam a economia e a sociedade brasileira.

Redação

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *