Olinda Lilás promove cultura, debates e mobilização no Agosto Lilás pelo enfrentamento à violência contra a mulher Evento gratuito acontece em 8 de agosto com palestras, serviços de acolhimento, cortejo cultural, apresentações artísticas e ações de conscientização em diferentes espaços do Centro Histórico de Olinda
Evento gratuito acontece em 8 de agosto com palestras, serviços de acolhimento, cortejo cultural, apresentações artísticas e ações de conscientização em diferentes espaços do Centro Histórico de Olinda
Olinda recebe, no dia 8 de agosto, a primeira edição do Olinda Lilás, movimento que integra a programação do Agosto Lilás e transforma a cidade em um grande espaço de conscientização, acolhimento e mobilização pelo enfrentamento à violência contra a mulher. Realizado pelo Somos Lilás Brasil e Instituto Banco Vermelho, o evento gratuito reúne cultura, informação e participação cidadã em uma programação gratuita que ocupará o Teatro Fernando Santa Cruz, o Largo do Guadalupe e a Praça do Carmo. As inscrições para a programação da manhã podem ser realizadas pelo Sympla. As vagas se esgotaram, mas é possível entrar em lista de espera mediante a lotação do espaço, através do link https://fila.sympla.com.br/list/26166.
A abertura acontece às 9h, no Teatro Fernando Santa Cruz (no Mercado Eufrásio Barbosa) com a palestra de Bárbara Penna, sobrevivente de um dos casos de tentativa de feminicídio de maior repercussão do Brasil. Em seguida, será realizado o painel “Quem Protege as Mulheres? O papel de cada um para fazer a diferença”.
Participam do painel a advogada criminalista e especialista na Lei Maria da Penha Fernanda Rodrigues; o psiquiatra com formação em terapia comunitária João Alves; a presidente da ONG Pazear, Karina Paz, a vice-presidente do Instituto Banco Vermelho, Paula Limongi; e o psicólogo e pesquisador do Instituto Gema/UFPE, Wellington Albuquerque. A programação da manhã será encerrada com um Aulão de Defesa Pessoal, conduzido pela faixa-preta de jiu-jítsu Eduarda Nascimento.
“O Olinda Lilás nasce para mostrar que a proteção das mulheres é uma responsabilidade de toda a sociedade. Cultura, educação e acolhimento caminham juntos na prevenção da violência”, afirma Mariana Gusmão, fundadora do Somos Lilás Brasil. “Solicitamos que o público compareça ao evento usando roupas na cor lilás. Queremos um carnaval lilás para celebrar a vida das mulheres”, completa.
Para Andrea Rodrigues, presidente do Instituto Banco Vermelho, a iniciativa fortalece o compromisso coletivo com a causa. “Ao reunir poder público, instituições sociais, artistas, influenciadoras e a população em um único movimento, o Olinda Lilás transforma a cidade em símbolo de união, acolhimento e responsabilidade coletiva”, destaca.
Durante a tarde, o Olinda Lilás ocupará o Centro Histórico de Olinda com uma grande mobilização cultural. A partir das 14h, a Praça do Carmo se transforma em um espaço permanente de acolhimento e serviços, com a presença de instituições que integram a rede de proteção à mulher, oferecendo gratuitamente orientação jurídica, atendimento psicossocial, informações sobre canais de denúncia e serviços públicos de apoio. Também na Praça do Carmo, haverá um grande encontro de Escolas de Frevo de Pernambuco, apresentação de maracatu e da Orquestra 100% Mulher.
Às 16h, grandes agremiações carnavalescas como o Eu Acho é Pouco, Pitombeira dos Quatro Cantos, Cariri Olindense e muitas outras se concentram no Largo do Guadalupe para um grande cortejo que percorre as ladeiras históricas até a Praça do Carmo. O desfile será organizado por três alas: A ala da Esperança por uma geração mais consciente, a ala da Celebração pela vida das mulheres e a ala do Compromisso por uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres.
À noite, a programação continua, na Praça do Carmo, com o show das Sambadeiras, seguido da apresentação das DJs Lala K e Allana Marques, celebrando a música, a cultura e a união feminina.
O movimento também reúne importantes nomes femininos que apoiam a causa. Entre elas estão as cantoras pernambucanas Joyce Alane, Uana e Gabi do Carmo, e as influenciadoras Carol Maloca, Laura Brito e Bruna Pinheiro, que estão ampliando o alcance da campanha nas redes sociais. Para ampliar o acesso ao evento, haverá transporte gratuito para mulheres em situação de vulnerabilidade social, com ônibus saindo do Shopping Tacaruna e do bairro de Rio Doce, em Olinda (em frente à Vila Olímpica).
Para acompanhar todas as novidades, conferir os horários, a programação completa e outras informações sobre o evento, acompanhe o perfil oficial do movimento no Instagram: @somoslilasbrasil. O Olinda Lilás convida toda a sociedade a fazer parte desta causa. Porque construir uma sociedade mais segura para as mulheres é uma responsabilidade coletiva.
O Olinda Lilás 2026 conta com o apoio e incentivo da Agência APCOM, Progresso, Coruja Films, Buzzina, CØRE, EXP Viagens, Prefeitura de Olinda e Uninassau.
SERVIÇO OLINDA LILÁS
Data: 8 de agosto de 2026 (sábado)
Locais: Teatro Fernando Santa Cruz (Mercado Eufrásio Barbosa), Largo do Guadalupe e Praça do Carmo, em Olinda-PE
Horário: das 9h à meia-noite
Entrada: Gratuita
Inscrições para a programação da manhã: https://fila.sympla.com.br/list/26166.
Realização: Somos Lilás Brasil e Instituto Banco Vermelho
SOMOS LILÁS – Movimento nacional de mobilização social que atua no enfrentamento à violência contra a mulher por meio da cultura, da informação e do engajamento comunitário. A iniciativa promove ações de conscientização, fortalece redes de proteção e incentiva a participação da sociedade na prevenção da violência. Reunindo sociedade civil, instituições, poder público e iniciativas culturais, o movimento busca ampliar a proteção às mulheres e promover uma cultura de respeito, igualdade e acolhimento.
Instituto Banco Vermelho – Organização brasileira, sem fins lucrativos e suprapartidária, fundada em 25 de novembro de 2023, com a missão de atuar em frentes de prevenção à violência de gênero e em prol do feminicídio zero. Presente em todas as regiões do Brasil e com mais de 200 bancos instalados, o instituto vai muito além do símbolo do banco na cor vermelha: dedica-se a educar, conscientizar e ampliar o entendimento da população sobre a gravidade do crime de gênero, atuando em parceria com instituições públicas, iniciativas privadas e entidades setoriais. Detentor da marca “Feminicídio Zero”, o IBV mantém um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério das Mulheres, fortalecendo ações nacionais de enfrentamento à violência contra a mulher. A instituição também conta com a Lei Federal nº 14.942, sancionada em 31 de julho de 2024, que reconhece e amplia a relevância de suas iniciativas.

