Resumo do Plenário desta quarta (20-02): Alepe vai recriar Frente Parlamentar da Primeira Infância

A necessidade de combater a exclusão social desde os primeiros seis anos de vida foi destacada, nessa quarta, pela deputada Simone Santana, do PSB, que anunciou em plenário a recriação da Frente Parlamentar da Primeira Infância da Assembleia Legislativa. Instalada pela primeira vez em 2016, logo após a implantação do Marco Legal da Primeira Infância, a Frente promoveu seis audiências públicas e acompanhou as ações do Poder Executivo Estadual para essa faixa etária. Simone Santana justificou a recriação da iniciativa.
“Investir no início da vida é promover justiça social. É oferecer às novas gerações de pernambucanas e pernambucanos, as necessidades necessárias para o rompimento do ciclo da pobreza, da exclusão social e do desemprego. Se mudarmos o começo da história, poderemos mudar a história toda”.
Em apartes, vários deputados apoiaram a decisão de recriar a Frente, entre eles Teresa Leitão, do PT, que sugeriu debate sobre a regulamentação do ensino domiciliar no Brasil. Joel da Harpa, do PP, pediu atenção à situação de crianças que trabalham nos sinais de trânsito. Priscila Krause, do Democratas, que foi relatora do grupo na legislatura passada, considerou positiva a participação dos deputados novatos nas discussões.
A possibilidade do Disque Denúncia do Agreste fechar as portas por falta de recursos voltou a ser discutida em plenário. A deputada Priscila Krause isentou a Prefeitura de Caruaru de responsabilidade sobre o caso. Mas cobrou do Governo do Estado investimentos no serviço. “No ano de 2016 e, de maneira absolutamente unilateral, o Governo do Estado retirou a totalidade do apoio que dava ao Disque Denúncia do Agreste. E, essa retirada do apoio, causou um impacto muito grande e ia levar ao fechamento do Disque Denúncia do Agreste”.
O líder do Governo, Isaltino Nascimento, do PSB, esclareceu que a gestão estadual foi impedida de fazer o repasse à entidade privada que prestava o serviço por determinação do Tribunal de Contas do Estado. “De 2016 para cá se o governador passado, ou o governador atual o fizesse, né, estaria cometendo erros, e estaria cometendo, na verdade, um abuso contra a orientação do órgão de Controle, do Tribunal de Contas”.
A existência de um possível cartel na venda de gás de cozinha no município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, foi registrada pelo deputado William Brígido, do PRB. Ele afirmou que o custo do produto na cidade chega a cem reais, o que tem causado revolta entre a população.
A líder do PT na Assembleia, Dulcicleide Amorim, fez discurso de estreia nessa quarta. Aparteada por vários parlamentares, ela recordou as dificuldades vividas na infância em Afrânio, no Sertão do São Francisco, e defendeu o governo do ex-presidente Lula e o combate às desigualdades sociais promovido por ele. Dulcicleide anunciou entre as pautas de seu primeiro mandato o combate à violência contra a mulher.
O deputado Doriel Barros, do PT, parabenizou a nomeação do líder sindical Wellington Gleybson Maciel Neves como secretário executivo da Agricultura Familiar do estado. Ele acrescentou que o sindicalista é destaque na defesa dos direitos dos trabalhadores rurais do Agreste Meridional.
A escolha do senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco, como líder do Governo Bolsonaro no Senado, motivou discurso do deputado Marco Aurélio, do PRTB. Ele ressaltou que o parlamentar vai atuar como elo importante na busca de melhorias para Pernambuco.
O deputado Clóvis Paiva, do PP, foi à tribuna em defesa da Frente Parlamentar do Setor Sucroalcooleiro, que teve a criação aprovada nessa quarta em plenário. Ele ressaltou a importância do segmento para a geração de empregos. “É preciso que o governo se sensibilize, porque hoje o emprego é muito importante, é muito importante que as usinas que hoje sobreviveram a essa crise se mantenham de pé. O estado precisa entender que cada usina que fecha são milhares de desempregados.”
A deputada Delegada Gleide Ângelo, do PSB, ressaltou a importância da sexta edição do Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres. A premiação é concedida pela Alepe às gestões municipais que mais se destacam na promoção de políticas públicas em benefício do segmento feminino. A parlamentar convidou todos os parlamentares a indicarem as prefeituras a serem contempladas.
Ainda na reunião plenária dessa quarta, a deputada Alessandra Vieira, do PSDB, comemorou a recondução do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, para a presidência do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste e Fronteiras, em eleição realizada na semana passada.
Fonte: Rádio Alepe