Alepe homenageia meio século de criação da TV Universitária de Pernambuco

 Alepe homenageia meio século de criação da TV Universitária de Pernambuco

INICIATIVA – Reunião Solene foi proposta pelo deputado Antônio Moraes e presidida por Priscila Krause. Foto: Heluizio Almeida

Primeira emissora de televisão educativa do Brasil, a TV Universitária (TVU) de Pernambuco recebeu homenagem da Alepe nesta quarta (20). A Reunião Solene para celebrar os 50 anos de fundação do canal público – completados em 22 de novembro do ano passado – foi proposta pelo deputado Antônio Moraes (PP).

Marca do pioneirismo do Estado na área de comunicação, a TVU foi criada por iniciativa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na gestão do reitor Murilo Guimarães, em plena ditadura militar. Desde então, a emissora oferta à população uma programação de qualidade que reúne esportes, teatro, música, literatura e documentários, com foco na informação e na valorização da cultura pernambucana.

“É com imensa satisfação que a Casa do Povo enaltece a trajetória que a TVU trilhou em Pernambuco, buscando construir uma emissora pública e de qualidade para todos”, destacou a deputada Priscila Krause (DEM), que presidiu a solenidade. “Este Parlamento reconhece o valor da informação, cultura e educação, que são essenciais para o futuro que queremos construir em nosso Estado.” A democrata parabenizou os funcionários, colaboradores e entusiastas da TV Universitária.

Moraes, por sua vez, relembrou o histórico de pioneirismo da emissora. “Quando existia uma dificuldade muito grande nessa área, ela já começou a trabalhar com telecursos para a educação de jovens e adultos, o que não tinha nenhum tipo de divulgação naquela época. É justo que a gente reconheça isso e, principalmente, o papel na formação dos grandes jornalistas de Pernambuco. Quase todos estagiaram na TV Universitária”, declarou.

O veículo está sob a direção de José Mario Austregésilo, que representou a equipe na cerimônia. “É um reconhecimento do Poder Legislativo do Estado a uma emissora que sobrevive há 50 anos como espaço importante para nossos artistas, nossa gente”, pontuou. “Estamos num momento muito bom, com a televisão transmitindo em formato digital e alta definição, a Rádio Universitária FM multimídia e a antiga rádio AM transformada na Rádio Paulo Freire, que está sendo tocada por professores e alunos do Departamento de Comunicação Social.” O reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, participou da reunião.

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *