
Conhecida como a “Cidade das Flores”, Garanhuns é uma cidade que precisa ser sentida e vivida diante da importância histórica e cultural que possui para o estado de Pernambuco e para o Nordeste.
Confira os principais pontos turísticos para visitar em Garanhuns:
Cristo do Magano está localizado a 1.030 metros de altitude, em Garanhuns (Foto: Divulgação/Prefeitura de Garanhuns)
Relógio das Flores é um dos cartões-postais de Garanhuns (Foto: Divulgação/Prefeitura de Garanhuns)
Relógio das Flores – O relógio é um dos principais cartões-postais do município e é formado por plantas e flores. Construído em 1979 e medindo quatro metros de diâmetro, o relógio está localizado na praça Tavares Correia, que é rodeada por árvores. O local atrai muitos turistas durante o Festival de Inverno e o Natal Luz de Garanhuns.
Castelo de João Capão – O prédio foi construído por João Capão, um homem que queria morar em um castelo com características medievais. Ele foi eletricista e encanador, e morreu no dia 12 de maio de 2016 aos 81 anos. A ideia de construir o castelo surgiu quando João era criança.
Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti – O prédio foi construído no século XIX. Antes fucionava como uma estação ferroviária. No ano de 1979 foi restaurada e transformada no Centro Cultural da cidade. A construção é tombada e abriga o Teatro Luiz Souto Dourado.
Parque Euclides Dourado (Foto: Divulgação/Prefeitura de Garanhuns)
Parque Euclides Dourado – Cheia de eucaliptos, a área tem cerca de oito hectares. No local também há um centro desportivo, que possui quadra de futsal e de basquete, pista de cooper, rampa de skate e playground, conforme informou a Prefeitura de Garanhuns. O paque ainda abriga a biblioteca municipal Luiz Jardim.
Parque Ruber Van Der Linden – O parque foi construído no mesmo local onde ficava a Companhia de Abastecimento de Água e Luz de Garanhuns, administrada – na época – pelo engenheiro Ruber van der Linden. Foi reformado em 1994 e atualmente é um local arborizado com flores raras, fontes de água, grutas e pássaros.
Cristo do Magano – Em 1954 uma imagem de Cristo crucificado com quatro metros de altura foi esculpida pelo artista Renato Pantaleão e colocada no Alto do Magano, em Garanhuns. O Cristo do Magano está localizado a 1.030 metros de altitude em uma fortaleza de pedra.
Seminário São José – Erguido em 1944 e com tijolo aparente, o prédio abriga os seminaristas da Congregação Diocesana. Atualmente também funciona como hospeda.
Santuário Mãe Rainha – A construção do Santuário Mãe Rainha teve início em março de 2002. Situado na colina Triunfo, em uma paisagem cercada de áreas verdes, o santuário é tido como um lugar de paz e oração.
Santuário Mãe Rainha, em Garanhuns (Foto: Divulgação/Prefeitura de Garanhuns)
Fonte: Garanhuns Notícias
Edição: Geibson Almeida