Recife recebe mostra de filmes portugueses em comemoração aos 70 anos da Fundaj

 Recife recebe mostra de filmes portugueses em comemoração aos 70 anos da Fundaj

Filmes que participarão da Mostra – Créditos: Divulgação.

Em parceria com a Embaixada Portuguesa e o Instituto Camões, o Cinema da Fundação vai exibir filmes portugueses inéditos em Pernambuco para comemorar os 70 anos da FUNDAJ. De 25 a 28 de julho, sete longas de diretores contemporâneos portugueses serão exibidos, tanto no Cinema da Fundaj Derby quanto no Museu.  A abertura da mostra exibirá o documentário Fado Camané, de Bruno Almeida, longa metragem que acompanha a vida do famoso fadista Camané. Para conferir a programação completa da mostra, que possui entrada franca, confira abaixo, ou para mais informações acesse o site www.cinemadafuncacao.com.br.

Programação: 

Quinta, 25
20h | Fado Camané [Portugal, 2014]
Documentário. De Bruno de Almeida.
O documentário mostra o processo de criação de uma das maiores vozes da atualidade do fado português. Camané – Carlos Manuel Moutinho Paiva dos Santos – nascido em Oeiras, em 1967, abre as portas do seu universo numa análise profunda do que é o fado, uma tradição oral, a escolha dos poetas e a misteriosa magia do processo criativo.
Livre | 72 minutos

Sexta, 26
18h20 | Voltar à Terra [Portugal, 2015]
Documentário. De João Pedro Plácido.
Nas montanhas do norte de Portugal um pequeno vilarejo, chamado UZ, sobrevive, cada vez mais deserto devido à imigração. Com 49 moradores locais, o documentário acompanha esses habitantes durante as quatro estações do ano. Dentre eles, o jovem pastor Daniel que sempre sonha com os amores da vida.
12 anos | 78 minutos

20h | Colo [Portugal, 2017]
Ficção. De Teresa Villaverde. Com João Pedro Vaz, Alice Albergaria Borges, Beatriz Batarda.
A rotina de uma família é abalada pelos efeitos da crise econômica. A mãe se desdobra em dois empregos para pagar as contas, o pai segue desempregado e a filha adolescente guarda segredos para fugir da realidade. Aos poucos, eles se tornam estranhos uns aos outros, enquanto a tensão se transforma em silêncio e culpa.
14 anos | 136 minutos

Sábado, 27
20h | Correspondências [Portugal/Brasil/Grécia/Argentina/França, 2016]
Documentário. De Rita Azevedo.
Um filme-ensaio no qual a realizadora Rita Azevedo encena a correspondência de 20 anos entre dois amigos: Sophia de Mello Breyner, poetisa resistente durante o regime salazarista português; e Jorge de Sena, escritor auto-exilado, no Brasil e nos EUA, em busca de uma liberdade que também acabaria por desaparecer.
Livre | 145 minutos

Domingo, 28
18h30 | John From [Portugal, Brasil, 2015]
Ficção. De João Nicolau. Com Júlia Palha, Filipi Vargas, Leonor Silveira.
Rita é uma adolescente que não faz muita coisa da vida, e ocupa o tempo ocioso pegando sol na varanda e interagindo com Sara, sua melhor amiga. Um dia ela se interessa pelo seu vizinho, um homem bem mais velho que ela e tenta atrair sua atenção.
Livre | 95 min

20h20 | A Floresta das Almas Perdidas [Portugal, 2016]
Ficção. De José Pedro Lopes. Com Daniela Love, Jorge Mota, Mafalda Banquart, Lígia Roque.
No interior de Portugal, em uma remota floresta conhecida pelas recorrentes práticas de suicídio, duas pessoas se encontram. Ricardo é um pai de família que recentemente perdeu a filha, e Carolina é uma jovem no começo da vida adulta, que tem gostos sombrios e peculiares envolvendo a morte.
14 anos | 71 minutos

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *