O que danado é esse tal do Marketing?

Raphaela Barros
Te convido hoje para, junto comigo, iniciar o processo de desmistificação desse universo tão falado: o marketing! A partir de agora, você olhará de outra maneira para essa ferramenta. E, cá para nós, sendo bem prática e objetiva, marketing é, na verdade, nada mais nada menos que a junção de várias ferramentas/estratégias/atividades como processo criativo, planejamento e desenvolvimento do seu produto/serviço até chegar ao seu público-alvo, de forma que o que você oferece atenda às necessidades dos seus consumidores.
Ou seja, marketing é um conjunto de ideias para que sejamos mais precisos tanto em relação aos objetivos desejados, passando pela ação, quanto em relação a quem consome, além de ser um dos maiores trunfos para driblar/superar a concorrência. É a partir daí que você consegue compreender exatamente as necessidades, os desejos de produtos e serviços, os valores, o relacionamento com seus clientes e o mercado em que você atua. Aqui é onde devemos administrar, planejar, agir, monitorar e criar novos produtos.
Tenho certeza que em algum momento você já se questionou: “para que danado serve esse tal do marketing”? Pois te respondo: falando bem honestamente, para vender! Somente e só. Simples, não?! Digamos que funciona como uma moeda de “troca”, de forma que as duas partes saem satisfeitas. Ou seja, a empresa fornece algo que você almeja com qualidade/valor/satisfação e, a partir disso, inicia-se um relacionamento lucrativo entre consumidor e vendedor. No fim, todo mundo sai feliz!