Redes Sociais impulsionam turismo

As opiniões nas redes sociais e sites especializados tiveram grande relevância para o brasileiro na hora de escolher Lisboa como um destino turístico. É o que revela o Inquérito de Satisfação e Imagem 2019, do Observatório Turismo de Lisboa. Para 38,2% dos turistas desse país, as informações nas redes são muito influenciadoras, enquanto que a publicidade online é importante para 16,7%. Os conselhos de familiares e amigos tem muito peso para 49.8% desse grupo de estrangeiros entrevistados.
Ainda sãos esses turistas os que melhor avaliam globalmente a visita à capital portuguesa. De acordo com o documento do Observatório Turismo de Lisboa, os brasileiros atribuíram nota 8,86, numa escala de 1 a 10, no que toca à satisfação. Em segundo lugar neste quesito de avaliação ficaram os Estados Unidos e o Canadá, que deram nota 8,67. Os menos satisfeitos com a visita ao país luso foram os franceses e os britânicos.
O inquérito produzido com mais de 3 mil entrevistas a estrangeiros levantou os fatores que influenciam a escolha de visitar a cidade, a percepção das ações de comunicação desenvolvidas e a imagem que os turistas fazem do destino. Ainda revelou a probabilidade de regresso e o nível de recomendação.
Na pesquisa divulgada no final do ano passado, Lisboa foi muito bem avaliada sob os atributos que mostram bem que é uma capital de valores. Pelo menos 98% concordaram totalmente com essa ideia. A imagem que os visitantes tem da capital portuguesa é a de que trata-se de um destino de ar livre, uma cidade antiga e cheia de história e de fácil interação com a sua população. Também que é uma cidade moderna e humana. Agitada e animada.
Ainda quanto ao aspecto da imagem, a atratividade tem 47,9% da simpatia dos estrangeiros. Num segundo nível surge a autenticidade, com 14,8%.
Os viajantes que escolheram Lisboa como destino em 2019 consideraram a sensação de segurança como item mais relevante e que influenciaram na hora de escolher o destino, segundo a pesquisa de satisfação realizada pelo Observatório Turismo de Lisboa.
Para 46,4% dos entrevistados, esse ponto é muito importante. Em seguida vem a oferta de monumentos e outros edifícios notáveis, com 31,6% das respostas, seguido por condições de descanso (17,4%). A rede de transportes públicos também foi considerada importante para a obtenção de um nível de satisfação com a visita.
Outros fatores de importância são as facilidades de acesso aos locais de interesse, a oferta de gastronomia típica e o clima ameno. E outra vez são os brasileiros que melhor avaliam a segurança da cidade lisboeta. No topo, os visitantes verde e amarelo deram nota 9,10 ao quesito. No oposto, os britânicos e os irlandeses, espanhóis e franceses foram mais exigentes e deram as piores notas, que variam entre 8,55 a 8,54.