Pesquisa aponta falta de atendimento humanizado em hospitais Recife

Márcio Quirino e Lucídio Leão lançam o Observatório de Tendências de Consumo, da Reserva Comunicação, em parceria com a Denker Consultores Associados, onde trimestralmente vão apresentar cenários de tendências de comportamento e anseios dos recifenses, nos mais diversos segmentos. A primeira pesquisa, com 250 usuários de plano de saúde e pacientes que utilizam hospitais no Recife, retrata que 80% dos entrevistados demonstra grande insatisfação com o atendimento nas unidades, e pede por relações profissionais de saúde/pacientes mais humanizada. Mais do que máquinas de última geração e tecnologia de ponta, os clientes querem empatia, principalmente quando estão mais vulneráveis. A ideia é auxilar marcas e empresas a serem mais assertivas no desenvolvimento de produtos e serviços.
Quando
perguntados, quase 80% preferem atendimento mais humanizado. Tal
tendência tem obtido grande adesão em todas as áreas do mercado, não só
quando a questão é saúde. “Diversas marcas têm lançado um olhar mais
cuidadoso para seus consumidores estabelecendo com eles um diálogo que
se pauta na empatia, proximidade e personificação da oferta. É claro
que, com a saúde, não pode ser diferente. Os consumidores relataram que
quando se sentem mais vulneráveis, é exatamente o momento em que o
imperativo dos cuidados humanizados, empáticos e sensíveis às
necessidades individuais deixa de ser negociável ou opcional para
assumir o caráter de obrigatório”, explica a Profª e Drª Karla Patriota
que, por meio de Websurvey (estudo das respostas) e discussões em grupo,
chegou a esse resultado neste primeiro estudo que, junto à Reserva
Comunicação, será lançado trimestralmente sobre vários segmentos da
economia pernambucanos para, além de antecipar cenários, entender as
tendências comportamentais e os anseios de clientes para ajudar as
empresas a serem mais assertivas.
Dos 250 entrevistados em
dezembro, 57% eram mulheres, 52% estavam casados ou em união estável,
58% pertenciam às classes BC e estavam distribuídos entre jovens de 18 a
24 – 26,3% e adultos de 35 a 40 anos – 24,6%.
Sobre Observatório de Tendências de Consumo da Reserva.Responder aos anseios dos clientes, consumidores, targets, usuários, ou quaisquer outras categorias de públicos, se tornou o grande desafio para todas as empresas da contemporaneidade. Entendendo a complexidade desse cenário, a Reserva Comunicação e Design, em parceria com a Denker Consultores Associados, está estruturando o Observatório de Tendências de Consumo no qual integra diferentes metodologias e técnicas que vão da Desk Research (categorização, sistematização e análise dos dados já disponíveis) até as tradicionais metodologias dos estudos e pesquisas quali e quantitativas (como focus group, painel online, etnografia, entrevistas etc).