Redução de juros faz classe média e alta do Recife voltar a se interessar por investimentos em imóveis

Atualmente, por mais que o cenário econômico não seja o melhor, nacionalmente falando, Recife vem se destacando pela sua baixa nos juros, o que aumenta o interesse em investir no ramo imobiliário.
Investir no mercado imobiliário e em imóveis no Recife pode ser um ótimo caminho, mas isso dependerá do panorama da economia e das perspectivas de crescimento para o futuro. Se na última década comprar imóveis não era um investimento tão vantajoso, em 2020 a tendência é ser diferente.
Investir em imóveis pode ser uma alternativa tradicional e básica, e isso se dá por um ótimo motivo: é um investimento seguro enquanto muitos estão perdendo dinheiro com investimentos de alto risco.
O setor imobiliário iniciou este ano reaquecido. Após alguns anos de recessão, os patamares econômicos estão mais próspero e as metas sendo atingidas com mais facilidade. O principal sinal dessa estabilidade é a inflação, que está dentro de um índice que o governo já esperava, e impede a elevação da taxa de juro, por exemplo, a Selic, mais conhecida por todos nós.
Após seis anos em queda, o mercado registrou crescimento de 10% no comércio de imóveis residenciais. No ano anterior, os número do mesmo setor melhoraram bastante em consideração às taxas anteriores, depois de que a economia nacional começou a progredir. Além desses fatos, a oferta de novos empreendimentos começou a cair, já que algumas construtoras deram uma parada com o seu ritmo de construção.
Uma oferta maior de crédito e de crédito mais barato permitiu a recuperação do mercado e aumento de sua credibilidade. Há um outro ponto também muito importante que foi a taxa de juros Selic alterada, sendo reduzida para 6,5%, sendo que em outros anos atingiu 14%. redução das taxas de juros dos financiamentos da Caixa Econômica Federal e o controle da inflação, que chegou a 2,5% ao ano, cresceu bastante a expectativa por uma recuperação maior do mercado de imóveis para o ano vigente.
Para o ano de 2020 ainda há uma boa expectativa para que os juros baixem mais ainda e a inflação fique sob controle, facilitando comprar apartamentos em Recife. Vale a pena ressaltar também que há mais interesse por parte das instituições financeiras aprovarem financiamentos, pela alta na demanda de ofertas de crédito. A decisão do governo que permite financiar imóveis de até R$ 1,5 milhão utilizando os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também incentivam o mercado imobiliário.
Há uma previsão de que o preço do metro quadrado vai começar a subir em 2020. De acordo com estudiosos da área e economistas, a falta de confiança que a recessão econômica do país causa é uma das maiores preconizadoras desse aquecimento, pois os imóveis ficaram como os melhores e mais seguros investimentos, sendo ainda mais rentável do que outras alternativas do mercado.
Com o país caminhando para uma estabilização da economia, a oferta deverá crescer ainda mais, tanto de apartamentos, terrenos ou casas no Recife, contribuindo para a geração de empregos e instiga a confiança do consumidor. E antes ainda que a compra seja feita, é melhor aproveitar as chances e preços menores que virão a existir, já que a tendência é aumentar o valor dos imóveis.
O Recife registrou grandes altas nas vendas de imóveis nos últimos anos. De acordo com relatórios emitidos pelo CBIC (Câmara Brasileira da Indústria Brasileira da Indústria da Construção), a alta no primeiro semestre do ano de 2018 foi de 53%, um volume maior que nos outros anos. A ampliação do número de unidades do programa Minha Casa Minha Vida em 2018 é a maior responsável pelo aquecimento e dá um status promissor ao cenário da capital pernambucana.
Os imóveis entram nesse hall de investimentos. Esse tipo de aquisição como investimento não significa necessariamente que você tem muito dinheiro guardado, pois há financiamentos e consórcios que ajudam nesse processo.
Pode parecer contraditório, mas a contração da economia brasileira, que vem se acentuando desde meados de 2014, está gerando um ambiente favorável para quem pretende investir na construção civil. Apesar da alta da inflação, o preço dos imóveis e das produções da construções vem se mantendo estável. Por isso, acredite, os valores dos imóveis estão em baixa momentânea e é preciso aproveitar esse momento para investir no mercado.
Algo a se pensar é que não existe nada mais trabalhoso para uma construtora que um imóvel desocupado, pois gera um custo de manutenção grande, gerando um prejuízo, por isso, as empreiteiras e imobiliárias estão facilitando o acesso ao crédito e a compra. Para que o problema seja resolvido e seja possível fazer caixa e se precaver para imprevistos, as imobiliárias sabem que não é somente oferecer preço competitivo, basta oferecer uma boa compra. Esse é o momento ideal para comprar direto com a construtora, pois elas oferecerão prazos, parcelas e condições de pagamento bem mais favoráveis, e você poderá encontrar juros mais amigáveis do que aqueles cobrados pelas instituições financeiras.
Com a recuperação da economia e mais oportunidades de financiamento acessível fazem com que o ano de 2020 seja ótima para quem quer investir no mercado imobiliário, ainda mais na cidade de Recife, que possui muitos pontos turísticos.
Mesmo que o Brasil esteja nesse momento envolvido em uma crise aguda de desemprego, que aos poucos vai caminhando para mudar esse cenário, e na economia também, impulsionada pelo cenário internacional e, claro, por grandes problemas internos. Nesse momento, é essencial pensar bem em onde vale a pena colocar o seu dinheiro e escolher um investimento que dê um bom retorno ao mesmo tempo que seja extremamente seguro.
Por isso, a alta da demanda e a baixa dos juros na região atraem pessoas tanto da classe alta como média, e revelam ser uma ótima localização tanto para morar, turistar ou investir em imóveis, diversificando a sua carteira de investimentos.
O artigo foi útil pra você?
Compartilhe nas suas redes sociais e curta as nossas páginas para receber as novidades!