Cinemas organizam reabertura nacional para este semestre

 Cinemas organizam reabertura nacional para este semestre

O #JuntosPeloCinema é um movimento de cooperação geral, reunindo mais de 200 profissionais e empresas de todo o mercado de cinema que se juntaram com o objetivo de discutir as melhores práticas, ideias e atitudes para a retomada após o período de quarentena. Exibidores, distribuidores e os mais diversos parceiros desse setor estão trabalhando juntos para garantir produtos de qualidade, segurança, transparência e responsabilidade no momento de reabrir as portas do cinema ao público.

 

Os cinemas do país têm se organizado para voltar a funcionar simultaneamente ainda neste semestre. Apesar de não haver ainda uma data para a reabertura, a expectativa é de que as salas reabram em breve e, para essa volta, há estreias importantes agendadas, inclusive nacionais, além de um festival chamado De Volta Para o Cinema, com uma seleção de filmes de vários gêneros que o público poderá rever e matar a saudade. O Festival contará com clássicos e, como o cinema é atemporal e há filmes que merecem ser revistos na tela grande, serão exibidos os filmes mais amados pelo público, assim o cinéfilo vai poder revê-los e tantos outros terão a oportunidade de ver esses títulos pela primeira vez. Tudo isso até os novos filmes estrearem.

 

Os cinemas nacionais pretendem seguir as datas de lançamento mundiais nas cidades onde os cinemas estiverem funcionando. O desejo, como dito, é de que haja uma reabertura nacional, mas isso vai depender do controle da pandemia em cada cidade ou estado e das decisões das autoridades locais.

 

De acordo com uma pesquisa feita pela empresa Vibezz com cerca de 27 mil pessoas, 75% dos jovens colocam o cinema como prioridade de entretenimento no retorno das atividades, ficando acima de passeio ao ar livre, que ocupa o segundo lugar da preferência, com 37,5% dos votos.

 

Não há ainda como estimar o número de pessoas que irão aos cinemas logo após a reabertura, mas as redes têm se preparado assumindo todas as medidas de segurança necessárias para garantir a proteção dos clientes. A Moviemax Cinemas, rede que atua em alguns shoppings de Pernambuco, afirma que vem seguindo todas as orientações do protocolo construído pelas entidades do setor junto com as autoridades locais. Além disso, os cuidados que já foram assumidos pelos shoppings desde a reabertura, colaboram para o trabalho de prevenção que vem sendo realizado pelo cinema, afirma a rede.

 

Após a reabertura das operações de alimentação na última segunda-feira, o Camará Shopping, que vem aplicando todas as medidas de proteção e prevenção recomendadas pelo Governo do Estado e demais órgãos de saúde, espera que em breve o cinema também seja reaberto, dada a diminuição de casos no estado e graças ao plano traçado pelas autoridades e que vem sendo seguido pelos empreendimentos. O centro de compras segue dando atenção ao que vem sendo divulgado pelo governo estadual e as orientações já implementadas pelo shopping serão também assumidas pelo Moviemax, rede que atua no mall. Os funcionários do Camará e do cinema estarão preparados para, colaborativamente, atender o público da melhor forma.

 

Uma das medidas tomadas é a distância entre as pessoas sentadas nas salas, que têm sido um ponto comum em todos os protocolos. Na fase da reabertura, o cinema vai operar com capacidade reduzida para garantir o distanciamento social, além disso, haverá distanciamento social nas filas de bilheteria e bomboniere e será oferecido álcool em gel, que já está também em dispensadores distribuídos pelo shopping. O cinema já possuía protocolos de limpeza das salas, agora, a frequência das ações será intensificada e estará ainda mais rigorosa. Quanto à manutenção do ar condicionado, há uma legislação própria de âmbito nacional que detalha todos os procedimentos para garantir a qualidade do sistema. É o PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle na Lei 13.589/18, que é seguido pelo cinema.

 

Os funcionários do cinema, previamente treinados, ficarão responsáveis pela checagem da sala e se as normas estão sendo cumpridas por todos. Além disso, está sendo produzindo um vídeo para ser exibido nas redes sociais e nas telas dos cinemas que informa como os espectadores podem circular em segurança. No caso dos shoppings, somos ainda apoiados pela equipe de segurança deles. A saída das salas será ordenada por fileiras e o distanciamento controlado pela equipe do cinema. Será obrigatório o uso de máscara em toda a área do cinema, exceto no momento em que o espectador estiver sentado em seu lugar marcado e esteja consumindo alimentos dentro da sala. É parecido com o que está definido para os restaurantes.

 

O segmento de cinema no Brasil emprega milhares de pessoas, entre funcionários de redes exibidoras, distribuidoras, produtoras, além de serviços terceirizados. Todos estão sendo afetados pela crise. Agora os governos anunciaram planos e datas de reabertura. Estamos preparados para receber o público com toda segurança e bem-estar possível.

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *