A Estratégia de Warren buffett

Warren buffett
Se você acompanha o mercado financeiro, se interessa por investimentos e está atento aos principais jargões da área, certamente já ouviu falar do termo stock picking.
Mas você sabe o que é e como fazer o stock picking na prática?
Para começar, essa é a estratégia de um dos maiores investidores de todos os tempos e grande inspiração para mim, Warren Buffet.
Ela também é utilizada pelos principais gestores de fundos de investimentos do mercado.
Para quem avança no mercado financeiro, também pode ser o caminho mais natural após construção de uma reserva financeira.
Então, se os resultados dessa estratégia são atestados pelo próprio Warren Buffet, devemos dar um pouco de atenção para compreender no que consiste e como pode ser aplicada para a PFC (pessoa física comum).
O que é?
Em um mesmo setor, várias empresas seguem uma média de crescimento e múltiplos.
Fazer stock picking significa escolher as companhias que despontam em cada setor, ou seja, trazem rendimentos acima da média do mercado.
Seja pela governança, estratégia, gestão financeira ou outros projetos, uma análise dos fundamentos mostrará que a empresa é saudável, tem potencial de crescimento e geração de lucro, o que significa possível lucro para você, acionista.
Como funciona a estratégia na prática?
A proposta é encontrar ações com boas chances de grandes valorizações e baixo risco, ou seja, primeiro é feita a análise da sua qualidade, e depois o preço.
Há três critérios principais que podem determinar a qualidade de uma boa empresa para investir:
Margens altas de lucro;
· Alto retorno sobre o patrimônio;
· Baixo endividamento.
Já para definir o preço de uma ação, é importante observar os indicadores financeiros do negócio.
Algumas análises, como o Valuation da companhia, podem auxiliar nessa decisão.
Mas, VIDA REAL: para a PFC, nem sempre é possível fazer um Valuation.
Neste caso, é indicado recorrer aos múltiplos do setor em comparação com os múltiplos da empresa escolhida.
Embora pareça simples na teoria, a prática envolve alguns desafios. Especialmente neste momento conturbado, de maior volatilidade, muitas pessoas não sabem ao certo como se portar.
Mas lembre-se: este é um jogo de longo prazo.
Todas os critérios de análise e a visão dos maiores investidores de todos os tempos são assuntos que trataremos com profundidade no curso Investidor Profissional ®.
Se ter ações na carteira é uma escolha importante e pode determinar todo o futuro da sua carteira, lembre-se de aprender antes, conhecer seu perfil e também seu nível de exposição ao risco.
O recado que eu deixo é o de sempre: Foco, Estratégia e Consistência. Certo?
Agradeço pelo seu tempo e sigo torcendo pelo seu sucesso financeiro.
Forte abraço,
Arthur Lemos.