PESQUISA DO INSTITUTO SIMPLEX EM GARANHUNS PODE SER DIVULGADA HOJE

 PESQUISA DO INSTITUTO SIMPLEX EM GARANHUNS PODE SER DIVULGADA HOJE

Ainda hoje pode sair, nos blogs da capital e do município, uma nova pesquisa eleitoral realizada em Garanhuns.

O trabalho de campo foi feito pelo Instituto Simplex, de Caruaru e a pesquisa foi registrada no TSE.

Embora ainda não tenhamos recebido o relatório completo, a informação é que os números são um pouco diferentes dos divulgados pelo Instituto Opinião.

Na pesquisa do Simplex, Silvino Duarte está em primeiro lugar, mas a diferença para Zaqueu Lins (PP) não chega a ser tão larga quanto a que foi mostrada pelo instituto de Campina Grande. Os três candidatos mais fortes estariam empatados tecnicamente.

É aguardar, porque poderemos ter a pesquisa completa ainda hoje

OPINIÃO – Na pesquisa do Opinião deu Silvino em primeiro lugar na preferência da população, com 29%. Zaqueu Lins (PP) e Sivaldo Albino (PSB) ficaram embolados no segundo lugar, o primeiro somando 18,3% e o segundo 17%.

Delegado João Lins (PRTB) pontuou com 4,5%, Paulo Camelo (PCB) somou 3% e Givaldo Calado (Avante) teve 2,5%.

Givaldo, por sinal, foi a Convenção de Sivaldo Albino, realizada ontem à noite, quando anunciou a retirada estratégica de sua candidatura para apoiar o socialista.

Na pesquisa do Opinião, registrada no TSE, brancos e nulos somaram 12% e os indecisos foram 13,7%.

Na pesquisa espontânea, sem o uso do cartão, Silvino lidera com 16,5%, seguido de Sivaldo Albino, com 8% e Zaqueu Lins, com 7,5%. João Lins aparece com 0,8%, Paulo Camelo com 0,5% e Givaldo Calado com 0,3%. Neste cenário, brancos e nulos somam118% e indecisos sobem para 50,2%.

Pesquisa do Opinião foi realizada nos dias 12 e 13 deste mês, sendo aplicados 400 questionários, com margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e um intervalo de confiança de 95%.

Segundo o Instituto, os candidatos à prefeitura de Garanhuns têm pouca rejeição. Dos entrevistados, 14,5% disseram que não votam em Sivaldo de jeito nenhum. 13% não admitem votar em Silvino. Camelo também tem rejeição de 13%, o delegado João Lins tem 7,5%, Givaldo Calado aparece com 6% dos que disseram que não votariam nele em hipótese alguma e 4% se manifestaram dessa forma em relação a Zaqueu.

O vereador  tem seus maiores percentuais de indicação de voto entre os eleitores mais jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (23,7%), entre os eleitores com renda familiar entre dois a cinco salários (23%) e entre os eleitores com grau de instrução até o 9º ano (20,7%). Por sexo, 19,4% dos seus eleitores são homens e 17,3% são mulheres.

Sivaldo tem suas melhores inclinações de voto entre os eleitores com grau de instrução superior (24,1%), entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários (23,2%) e entre os eleitores na faixa etária de 16 a 24 anos (22%). Por sexo, 19,4% dos seus eleitores são homens e 15% são mulheres.

AVALIAÇÃO – O Instituto Opinião também levantou o grau de satisfação dos entrevistados em relação aos três níveis de poder – federal, estadual e municipal. Entre os três, o Prefeito Izaías Régis (PTB), cuja pesquisa não foi averiguada o seu nível de influência no apoio a Silvino, é o que detém a maior aprovação.

Entre os entrevistados, 60% disseram que aprovam a administração de Izaías, ante 30,5% de desaprovação, enquanto 9,5% se recusaram a responder ou disseram que não sabiam avaliar. Já o Governo Paulo Câmara tem 50,3% de desaprovação e 38% de aprovação, enquanto Bolsonaro tem desaprovação maior ainda – 56% ante 33,5% de aprovação.

 

Roberto Almeida

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *