Fernando de Noronha registra fortes chuvas e avião não consegue pousar na ilha

Chuva encobriu o Morro do Pico, na região do aeroporto da ilha — Foto: Ana Ckara Marinho
Fernando de Noronha registrou fortes chuvas nesta segunda-feira (12). Um voo foi cancelado após a aeronave não conseguir pousar na ilha e retornar para a cidade de origem, de acordo com a Administração local.
Segundo a Agência Pernambucana de Água e Climas (Apac), em 24 horas, foram contabilizados 64,8 milímetros, dado aferido até o final da manhã. A média climatológica para todo o mês de julho é de 122 milímetros.
O voo da empresa Azul Linhas Aéreas estava previsto para pousar na ilha às 10h30. A aeronave sobrevoou Noronha, mas não conseguiu pousar por “falta de teto” e retornou ao local de partida, Recife, sendo cancelado em seguida, informou a Administração da ilha.
A Apac informou que a previsão é de chuvas com intensidade moderada a forte até a madrugada de terça-feira (13). A agência prevê que a precipitação deve reduzir ao longo da terça em Fernando de Noronha.
As chuvas registradas são decorrentes do sistema meteorológico chamado Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL).
No dia 30 de junho foram contabilizados 153,1 milímetros de chuva em 24 horas na ilha, o que representou 80% da média climatológica para o mês passado, que era de 190,2 milímetros, segundo a Apac. Com isso, houve alagamentos em estradas, ruas e casas, além de cancelamento de um voo.
*Do G1