Gerador de energia: comprar ou alugar?

Diante das muitas opções de geradores oferecidas pelo mercado especializado, é normal ficarmos em dúvida sobre a locação ou compra do equipamento. Qual seria a melhor opção? Bom, claro que, hoje, é mais comum você alugar gerador. Porém, em alguns casos, é vantajoso adquirir o item e ter um retorno benéfico a longo prazo.
Por mais que o valor de um eficiente gerador seja alto, há estabelecimentos que necessitam frequentemente de uma fonte geradora de energia segura. Por essa razão, é fundamental considerar fatores antes de tomar uma decisão. Para uma análise mais aprofundada, o ideal é contratar uma empresa do ramo para elaborar o projeto e orientar sobre o equipamento correto para sua ocasião e demanda.
Mas o que é o gerador de energia?
O gerador elétrico, ou gerador de energia, é um equipamento que transforma a energia mecânica, química, solar ou alguma outra em energia elétrica. O dispositivo é composto por dois polos: positivo e negativo. Assim, funciona de modo a manter uma diferença de potencial entre esses dois pontos.
O polo positivo (maior potencial elétrico), junto do polo negativo (menor potencial elétrico), constituem um circuito. Dessa forma, o gerador oferece energia potencial elétrica para as cargas.
Já o grupo gerador de energia elétrica é um equipamento de grande porte. Nele há um gerador, um motor responsável pelo acionamento do dispositivo e um tanque de combustível para alimentação do motor.
Crises energéticas e emergências
Infelizmente, convivemos com problemas relacionados ao abastecimento de energia no Brasil. Nos últimos vinte anos, o país encarou crises energéticas de proporções diversas e grande impacto. As questões climáticas, como o excesso de chuvas, também são responsáveis por colocar em xeque o fornecimento de eletricidade.
Para tanto, existem soluções capazes de resolver o problema efetivamente. A principal, atualmente, é a compra ou a locação gerador de energia. Afinal, o equipamento consegue fornecer eletricidade de forma contínua ou temporária, com a devida potência necessária para qualquer exigência.
Comprar ou alugar um gerador elétrico?
Embora a locação de gerador de energia seja a ação mais comum, a compra jamais pode ser descartada. Caso a empresa tenha uma boa saúde financeira e a necessidade de suprir energia, a compra do equipamento deve ser uma das prioridades.
Mesmo com o alto investimento inicial, a aquisição é interessante a longo prazo. Isso porque os custos de manutenção e abastecimento são diluídos ao longo do tempo e é economizado dinheiro com o aluguel. Em indústrias, condomínios e mineradoras, por exemplo, vale a pena você comprar um grupo gerador de energia.
No entanto, o aluguel de geradores não deixa de ser excelente opção para usos mais periódicos e moderados. O importante é entender o que é necessário para seu negócio funcionar sem problemas.