Apac alerta que Sertão pernambucano poderá receber frente fria que causa transtornos na Bahia; veja as chances

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), os próximos três dias, entre esta quarta (3) até sexta-feira (5), deve ser de chuvas com intensidade entre fraca e moderada no Sertão de Pernambuco. A previsão se deve à aproximação de um sistema que está provocando temporais em Salvador, na Bahia.
O fenômeno se chama Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que, segundo o meteorologista Fabiano Prestrelo, é uma faixa de nebulosidade que vem da região amazônica com nuvens do tipo cumulo nimbus aglomeradas e com “grande desenvolvimento vertical que pode provocar chuvas intensas e trovoadas, e até granizo”, disse.
No Estado pernambucano, entretanto, deve estar mais concentrada na fronteira entre a Bahia, Pernambuco e Alagoas, ou seja, atingindo o Sertão.
“No leste, no litoral, o que provoca a chuva são outros fenômenos, como brisas marinhas e ventos alísios, que fazem transporte de umidade do oceano para ocontinente”, explicou Prestrelo.
Nesta quarta-feira (3), a previsão para o Sertão de Pernambuco é de tempo “parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada no período da tarde e noite”. No Sertão do São Francisco, de “parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada no período da tarde e noite”.
A Apac registrou chuva de 13.4 milímetros, considerada de fraca intensidade, em Petrolina, causada pela ZCAS.