Vereadora sofre violência de gênero

 Vereadora sofre violência de gênero

A Câmara de Vereadores de Caruaru aprovou, na última quinta (17), o Projeto de Lei que autoriza o aumento de 50% nos valores de diárias para parlamentares e servidores da casa. A matéria recebeu 20 votos favoráveis. Apenas três vereadores foram contrários ao texto: Perpétua Dantas, Cabo Cardoso e Fagner Fernandes.

No entanto, apenas Perpétua, única mulher representante da Câmara Municipal em Caruaru, está sendo vítima de grande exposição e críticas. Oposição ao governo atual, a vereadora vem sendo alvo de ataques por sua voz firme e postura independente, desde a época em que ainda fazia parte da base governista.

Para a vereadora, os ataques sofridos são típicos da violência de gênero que as mulheres sofrem na vida pública. “Vivemos um machismo estrutural que precisa ser enfrentado”, afirma Perpétua. Recentemente, a Lei 14.192/2021 estabeleceu normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher, nos espaços e atividades relacionados ao exercício de seus direitos políticos e de suas funções públicas.

“Mas esse direito, reconhecido em um marco legal, não significa que essas mulheres tenham a garantia vivenciada em seu aspecto material. Existe ainda, infelizmente, uma grande distância para alcançar a equidade de gênero no Brasil, observa a vereadora.

Ela explica que não votou contra diárias, pois entende ser um direito do servidor público. “Meu voto na última sessão plenária foi contrário ao aumento das diárias já existentes, para evitar mais custos aos cofres públicos”. Por fim, a parlamentar diz que tentar manchar a história e honra de uma mulher, com notícias falsas e que somente visam confundir o cidadão, mostra o incômodo daqueles que reconhecem sua força política.

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *