Pavimentação de acesso à empresa é questionado por moradores em Fernando de Noronha
Um grupo de moradores de Fernando de Noronha está questionamento a obra de pavimentação do acesso à empresa de limpeza urbana da ilha. “Enquanto as comunidades têm acesso de barro, como Estada Velha do Sueste, Coreia, Três Paus, o Governo do Estado está pavimentando apenas a rua de uma empresa privada, enquanto o morador continua vivendo na lama”, falou a vice-presidente da Assembleia Popular Noronhense, Ana Paula Silva.
Os moradores realizaram, no início do mês, um protesto porque a rua Amaro Preto, no Bairro da Floresta Velha, teve a pavimentação parcial. A região tem muita lama e em alguns pontos o transporte escolar, táxi e até ambulância não circulam.
O Blog Viver Noronha procurou a Administração da Ilha para obter resposta quanto aos questionamentos dos moradores. A Assessoria de Imprensa informou que o trabalho está sendo realizado pela Secretaria de Turismo do Estado. A Assessoria da Seturel enviou uma nota, justificando a obra.
“A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio do Prodetur, esclarece que o projeto de restauração e pavimentação das vias de acesso de Fernando de Noronha, orçado em R$ 11,7 milhões, foi elaborado pela Administração do Distrito e passou pela análise e aprovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), antes da sua licitação, contratação e execução.
Durante todo período, profissionais do BID têm realizado vistorias de acompanhamento das obras para checar se os trabalhos vêm cumprindo com os requisitos sociais e ambientais de sua política. Do ponto de vista ambiental, o Prodetur também investiu na ilha na recuperação da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos, através da construção de galpões de triagem e de compostagem, além da rua de acesso à unidade.
O projeto, elaborado pela Administração de Noronha, foi avaliado e aprovado pelo BID, buscando dar melhores condições ambientais ao arquipélago, no que tange à organização e destinação final dos resíduos coletados. Todas estas ações têm importante viés ambiental, pois a melhoria da mobilidade e das ações de tratamento terão repercussão na preservação ambiental da ilha, trazendo ainda mais viabilidade para o turismo e para o bem da população local.
A Seturel ratifica que o Prodeur tem investido em melhorias na ilha de Fernando de Noronha. No tocante à pavimentação das 18 vias em Floresta Nova e Floresta Velha, trabalhou no intuito de dar melhor mobilidade aos moradores, comerciantes e turistas”, finaliza a nota.
Edição:Robson Ouro Preto