Proposta por Vini Castello, Câmara de Olinda realiza solenidade em comemoração aos 50 anos do Centro Cultural Luiz Freire

A Câmara Municipal de Olinda realizou na manhã desta terça-feira (06) uma sessão solene em homenagem aos 50 anos do Centro Cultural Luiz Freire, um espaço fundado na cidade alta para a acolhida de movimentos de resistência e de luta pela redemocratização do País na época da ditadura civil e militar. A solenidade foi proposta e presidida pelo vereador Vini Castello (PT), que também disputa o cargo de deputado estadual nas eleições atuais.
O vereador abriu a sessão falando sobre a importância do Centro de Cultura Luiz Freire na luta pelos direitos humanos e como símbolo de resistência na história de Olinda e do Brasil.
“O Centro precisa ser evidenciado e reverenciado. Ao longo da sua história, trajetória e continuidade dos trabalhos, vemos a importância de ter na cidade de Olinda um espaço que tem responsabilidade com a ampla diversidade. Esses espaços são essenciais na construção em prol da coletividade. Pensando na comunidade quilombola, preta, na diversidade sexual e de gênero, na cultura, na economia solidária, no meio ambiente. Ele nos faz entender as múltiplas possibilidades de existência e coexistência, a partir de um centro que tem interferência para fazer com que haja transformação. Tenho a imensa honra e felicidade de estar aqui com vocês compartilhando de um momento histórico”, afirmou Castello.
Filósofa, educadora e sócia do Centro de Cultura Luiz Freire, Liz Ramos, ao discursar, fez um resumo sobre a longa atuação da instituição, atuando sempre no apoio às comunidades, às minorias e às crianças e adolescentes na suas formações como cidadãos, além da construção de políticas públicas que atendam efetivamente a sociedade.
“É um prazer estar aqui e agradecemos ao vereador Vini Castello. A luta pelos direitos humanos é incansável. A gente continua na luta, pois continuamos precisando defender os trabalhadores, os líderes sindicais, os líderes populares, as organizações populares, as crianças e adolescentes mais desfavorecidas, que continuam sendo vítimas de fome, miséria, da falta de educação e de direitos. Continuamos na defesa intransigente das populações tradicionais, indígenas, quilombolas. Os direitos humanos têm desafios. Temos hoje, mais do que sempre, a necessidade de perseguir os direitos humanos para todos, todas, todes”.
Um de seus fundadores, o ex-vereador de Olinda e ativista de direitos humanos, Marcelo Santa Cruz, ressaltou como o Centro de Cultura Luiz Freire foi fundamental para a criação de outras entidades, como o GAJOP e a Tv Viva, além de ter travado grandes debates sobre a defesa à liberdade de gênero e diversidade sexual. “Parimos outras entidades que lutaram pelos direitos humanos. Foi o Centro Luiz Freire que junto com a Bahia, levantou, talvez pela primeira vez, a bandeira LGBT no país. É importante comemorarmos o meio século de luta pelos direitos humanos. Ditadura nunca mais!”.