Sport é campeão invicto do pernambucano 2023

 Sport é campeão invicto do pernambucano 2023

O leão da ilha venceu o Retrô por 2 x 0 e conquistou seu 43º título estadual. Vágner Love abriu o placar aos 21’ do primeiro tempo e Gabriel Santos concretizou a conquista ao marcar o segundo gol aos 39’ do tempo complementar.

O segundo jogo da decisão do Campeonato Pernambucano 2023 aconteceu na tarde do sábado (22/04), na Ilha do Retiro. O Sport bateu o Retrô por 2 x 0 e levantou a taça do estadual de forma invicta. Em todo o torneio, o Leão entrou em campo 15 vezes vencendo 11 partidas e empatando 3. O Sport também foi a equipe de melhor ataque da competição com 35 gols marcados.
A primeira oportunidade de gol no jogo foi do Retrô, aos 2 minutos. Na cobrança de falta pelo lado esquerdo de ataque, Radsley tocou rasteiro para Fernandinho, que bateu de primeira na bola e quase acertou o ângulo direito do arqueiro rubro-negro, Renan. Aos 8 minutos, a Fênix teve a sua melhor chance de balançar as redes. Após cobrança de lateral por Israel, a bola chegou aos pés de Giva, que estava na linha da pequena área e chutou forte. A bola bateu na trave esquerda do goleiro do Sport e sobrou para Fernandinho. Ele chutou forte, mas o zagueiro Ewerthon fez o corte. A bola voltou para Fernandinho. Ele chutou novamente, mas a bola ganhou altura e passou por cima do travessão do goleiro Renan.
O Sport chegou para finalizar somente aos 11 minutos. Em cobrança de escanteio, Luciano Juba bateu rasteiro para o chute de Ewerthon. A bola passou perto do travessão do goleiro Jean. Aos 20 minutos, Jorginho entrou em diagonal na grande área e chutou, o goleiro do Retrô defendeu com os pés e a bola sobrou para Fabinho, que tocou para Vágner Love. Com inteligência e frieza, Love passou entre dois jogadores da Fênix, tirou o goleiro do lance e abriu o placar para o Sport na Ilha do Retiro.
Aos 33 minutos, o Retrô fez uma rápida troca de passe até a bola chegar nos pés de Fernandinho, que na linha da grande área sofreu falta do zagueiro Rafael Thyere. O árbitro Rodrigo José Pereira de Lima estava em cima do lance e mostrou o cartão amarelo para o defensor do Sport. Fernandinho cobrou a falta, mas a bola explodiu na barreira. Na sequência, a zaga do Sport afastou o perigo. Aos 42 minutos, depois de uma trombada dupla no mesmo lance, uma do Fernandinho (Retrô) em Ronaldo (Sport) e, em seguida, do Vágner Love (Sport) em Fernandinho, gerou-se um princípio de confusão e o árbitro aplicou 2 cartões amarelos (Fernandinho e Vágner Love) para acalmar os ânimos das duas equipes.
A última jogada de perigo do primeiro tempo foi do Sport. Edinho recebeu um passe de bicicleta, deu um chapéu no Guilherme, do Retrô, e na queda da bola arriscou um chute direto no gol do Jean, mas a redonda subiu muito sem oferecer perigo ao arqueiro da Fênix. Nos acréscimos, ainda teve cartão vermelho para o jogador Radsley (Retrô) e o técnico Dico Woolley foi expulso de campo por reclamação.

Segundo tempo
O primeiro lance de perigo no tempo complementar foi da Fênix. Depois de receber passe de Alencar, Luizinho arriscou o chute da esquina da grande área, aos 3 minutos. A bola passou perto da trave esquerda do goleiro Renan. O Sport revidou aos 13 minutos, após Luciano Juba cobrar escanteio na primeira trave, Fabinho cabeceou contra o gol de Jean, mas a bola saiu pela linha de fundo. Aos 22 minutos, mais uma investida rubro-negra, Vágner Love arriscou um chute chapado de fora da área e quase acertou o ângulo esquerdo do goleiro da Fênix.
Aos 26 minutos, após o juiz mostrar o cartão amarelo para Edinho (Sport), por uma falta em Edson (Retrô), em um lance rápido de saída do time do Retrô para o campo de ataque, houve um desentendimento entre Ewerthon (Sport) e Edson (Retrô). O árbitro deu cartão vermelho para o Ewerthon.
A partir dos 30 minutos, o Sport passou a controlar mais a posse de bola dando a entender que 1 x 0 já estava de bom tamanho. No entanto, aos 39 minutos, Vágner Love fez um lançamento em profundidade deixando Gabriel Santos de frente com o arqueiro Jean. Ele chutou forte no canto esquerdo e fez o segundo gol do Sport sacramento o título para o Leão da Ilha do Retiro.
Com a vitória por 2 x 0 no Retrô (4 x 1 no placar agregado), o Sport conquistou de forma invicta, pela 5º vez, seu 43º título estadual. O mesmo feito foi conseguido pelo Leão nos anos de 1917, 1941, 1998 e 2009. O último título do Campeonato Pernambucano do Sport tinha sido em 2019, após vencer o Náutico nos pênaltis.

A nova geração de torcedores do Leão
Mais de 26 mil torcedores estiveram na Ilha do Retiro para testemunhar o fim do jejum de 3 anos sem título estadual do Sport, na tarde do sábado (23/04). Entre eles estava o pequeno Davi Feitosa, de 11 anos. Pela primeira vez na casa do Leão, Davi viu o seu time do coração ser campeão pernambucano. O tio dele, Marcos Aurélio, 41 anos, comentou que Davi passou a semana falando do jogo e que não poderia deixar de levá-lo ao estádio em uma final de campeonato. “Levamos para que ele vivenciasse o momento que certamente marcaria”, disse Marcos.

Show no intervalo e homenagem ao Rei Pelé
A torcida do Sport pode curtir dois momentos de entretenimento diferentes durante a partida da decisão do Campeonato Pernambucano 2023. Antes de a bola rolar, o Rei Pelé, materializado em um boneco de Olinda, deu o toque inicial do jogo cercado pelos atletas de ambas as equipes mais o trio de arbitragem. A Federação Pernambucana de futebol resolveu fazer essa homenagem o Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento, que nos deixou no dia 29 de dezembro de 2022.
Outra atividade cultural aconteceu no intervalo do jogo, quando a cantora Priscila Senna fez 15 minutos de show para os mais de 26 mil torcedores presentes na Ilha do Retiro.

Próximos compromissos do Sport
O rubro-negro pernambucano está envolvido em 3 competições simultâneas: Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Brasileiro da Série B. Na próxima quarta-feira (26/04), o time pernambucano enfrenta o Coritiba, no Recife, e joga por uma vitória simples para passar às oitavas de finais da Copa do Brasil. No domingo (30/04), a equipe de Emerson Moreira vai a São Paulo enfrentar o Novorizontino, pela Série B. Na quarta-feira (03/05) sequente, o Sport decide com o Ceará, em partida de retorno, o Campeonato do Nordeste. Para ser campeão, o Leão tem que ganhar por uma diferença de 2 gols. Um simples 1 x 0 para o Sport leva a decisão para os pênaltis.

Por: Jefferson R. Silva

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *