Espaço Ciência promove corrida e seminário durante a Semana Nacional de Museus

A primeira edição da “Corrida Atômica” acontece neste domingo (21), às 8h, com inscrições gratuitas e largada marcada para meia hora depois. A competição será disputada na área interna do Espaço Ciência, totalizando 3 km de percurso
“Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”. Esse é o tema que norteia as ações da 21ª edição da Semana Nacional de Museus, que acontece entre os dias 15 e 21 de maio. O Espaço Ciência, equipamento vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti/PE), promove, a partir de terça (16), uma série de atividades voltadas ao público em geral, com o objetivo de aproximar as pessoas do museu e estimular a adoção de uma vida mais saudável. Dentre essas ações, está a realização da “Corrida Atômica” e do seminário “Patrimônios Naturais: História, biodiversidade e identidade”.
A SNM é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e tem programação em locais de todo o País. No Espaço Ciência, a Semana tem apoio do Jardim Botânico do Recife e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE).
A primeira edição da “Corrida Atômica” acontece neste domingo (21), às 8h, com largada marcada para meia hora depois. Ela será disputada na área interna do Espaço Ciência, numa distância que compreende duas voltas completas, com largada a partir do portal de entrada do museu até a recepção, totalizando um percurso de três quilômetros (3 km). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 17 de maio, por meio do formulário on-line: https://forms.gle/tbeUrUW8HfgRB3P49
O horário de largada da corrida se dará de forma segmentada por categoria: 8h para competidores com 60 anos ou mais, divididos em masculino e feminino; 9h15 para categoria Infanto Juvenil (10 a 15 anos); e 10h para Jovens e Adultos (entre 16 e 59 anos), divididos em masculino e feminino. A “Corrida Atômica” vai premiar, com medalhas, o primeiro, segundo e terceiro lugares dessas cinco divisões. O regulamento está disponível no link: https://encurtador.com.br/qwx78 .
Mais informações: (81) 3183.5524 ou [email protected]
Seminário
No dia 18, às 9h, o Espaço Ciência promove o seminário “Patrimônios Naturais: História, biodiversidade e identidade”, no hall do prédio administrativo. Participam do encontro Valter Libanio, bricante, articulador cultural, ativista ambiental e morador da comunidade Moxotó, no Ibura de Baixo; e Zenaide Lima, arquiteta, urbanista, ex-gestora do Jardim Botânico do Recife e atual presidente da Rede Brasileira de Jardins Botânicos.
A conversa será mediada por Fabiana do Carmo, mestra em Ciências Ambientais, e líder do Núcleo Educativo do Espaço Ciência. Pesquisadora em Ensino de Ciências e Ecossistemas Costeiros. As inscrições do seminário vão até o dia 16, por meio do formulário on-line: https://forms.gle/JHHQLeNqb31vgx1k8 .
Completando a programação da Semana Nacional dos Museus, o Espaço Ciência vai oferecer atividades de jardinagem, yoga, capoeira, entre outras.
Programação de atividades
Terça-feira – 16
14h às 16h
Oficina Jardim de Cura
A oficina vai apresentar algumas espécies de ervas com aromas, formatos e tamanhos que possibilitam o estímulo ao bem-estar oferecendo marcantes experiências sensoriais aos visitantes.
Quarta-feira – 17
14h
Oficina Conhecendo o seu corpo
Com uma proposta interativa, a oficina vai promover o conhecimento sobre os movimentos e articulações do corpo humano que nos auxiliam no dia a dia.
Quinta-feira – 18
9h às 12h
Seminário Patrimônios Naturais: História, biodiversidade e identidade
14h às 16h
Oficina Jardim de Cura
Sexta-feira – 19
14h