Governadora Raquel Lyra acompanha cortejo artístico e cultural no último dia do REC’n’Play

 Governadora Raquel Lyra acompanha cortejo artístico e cultural no último dia do REC’n’Play

Foto: Janaina Pepeu/Secom

No último dia do aguardado festival de tecnologia REC’n’Play, a governadora Raquel Lyra marcou presença em um evento que celebrou a inovação e a tradição de Pernambuco. Na noite de sábado (21), no Recife Antigo, Raquel Lyra se uniu a um vibrante cortejo de atrações populares promovido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Esse encantador espetáculo, que marcou o ponto culminante da programação, não só encheu as ruas com ritmos, cores e patrimônio, mas também impulsionou a economia criativa, com investimentos de R$ 102 mil em talentos artísticos.

Estamos prestigiando o último dia do REC’n’Play com essa virada cultural promovida pela Fundarpe, nesse evento que contou com mais de 60 mil inscritos, que discutiram sobre tecnologia. Pernambuco é reconhecido por ser esse estado da inovação e este ano foi um dos principais patrocinadores do evento. Hoje trouxemos também nossa cultura, que se integra com a economia criativa“, ressaltou Raquel Lyra.

O cortejo teve início na rua da Aurora, com a Escola Gigantes do Samba à frente, seguindo em direção à imponente Torre Malakoff, na Praça do Arsenal. “Trouxemos para esse encerramento vários ritmos, cores e nosso patrimônio. Foi uma festa linda de celebração e nossa cultura popular está presente mostrando a sua força“, comentou a secretária de Cultura, Cacau de Paula.

Este evento grandioso também contou com a participação de verdadeiros Patrimônios Vivos de Pernambuco, como o Homem da Meia Noite e o Maracatu Leão Coroado, além de grupos como Afoxé Oxum Pandá, Passista – Cia Dança Fuzuê, Maracatu Pinguim, Caiporas de Pesqueira, Urso da Rua do Sapo, Orquestra de Frevo Multishow e o Caboclinho Kapinawa.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, destacou a participação ativa da cultura na edição deste ano. “Esse ano a Fundarpe realizou diversas oficinas de formação, de percussão, iluminação cênica, entre outras. E fechando com chave de ouro, tivemos o cortejo cultural, fazendo com que a comunidade toda de tecnologia sinta o gostinho a nossa cultura, da nossa tradição“, disse.

Já o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, agradeceu o incentivo do Estado. “O REC’n’Play é a grande mobilização popular e o Porto Digital agradece muito ao Governo do Estado por essa parceria. Esse ano o Estado trouxe uma grande novidade, que foi a Arena de Negócios, que reuniu 70 startups e investidores de todo o Brasil. Esperamos ampliar ano que vem para melhorar a economia em Pernambuco“, afirmou.

Diversos secretários estaduais também marcaram presença no evento, incluindo Hercílio Mamede (Casa Militar), Daniel Coelho (Turismo), André Teixeira, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), e Eduardo Loyo, da Empetur. Pernambuco, nessa noite, foi uma sinfonia de tradição, cultura e inovação, demonstrando mais uma vez o seu papel fundamental na promoção de ambos os aspectos.

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *