Alepe inaugura o ‘Selo Alepe Antirracista’ e celebra ativista Marta Almeida em evento histórico

 Alepe inaugura o ‘Selo Alepe Antirracista’ e celebra ativista Marta Almeida em evento histórico

Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) inaugura uma nova era na luta contra o racismo, ao lançar o ‘Selo Alepe Antirracista‘. A partir de agora, todas as ações do Poder Legislativo relacionadas ao tema se tornarão permanentes, em um gesto pioneiro em relação às demais assembleias do país. Este marco na história da Alepe acontece no encerramento da 1ª Jornada Alepe Antirracismo.

O ‘Selo Alepe Antirracista‘ será aplicado em diversas ações, incluindo um curso de letramento antirracismo, com duração de seis meses, direcionado a servidores da Casa, especialmente aqueles que lidam com atendimento ao público, bem como para a população em geral. Serão disponibilizadas 120 vagas, divididas em duas turmas, e as inscrições gratuitas serão anunciadas em breve pela Escola do Legislativo (Elepe).

Além disso, o selo marcará o lançamento de livros, o apoio a grupos e movimentos culturais dedicados ao tema, e a criação de indicadores que acompanharão denúncias de racismo no estado, supervisionado por uma estrutura montada na Alepe.

Esse selo antirracista é uma marca que será usada permanentemente. A Alepe se compromete em estar nessa luta, que é uma luta mundial. Em todas as atividades relacionadas à questão antirracista e à causa negra, a Casa usará o selo“, explicou o superintendente geral da Assembleia Legislativa, Isaltino Nascimento.

Além do lançamento do ‘Selo Alepe Antirracista’, nesta sexta-feira (10), será entregue aos familiares da saudosa ativista da causa negra, Marta Almeida, uma placa e a cópia do Projeto de Lei que cria a medalha em homenagem à coordenadora do Movimento Negro Unificado em Pernambuco. O projeto foi aprovado na terça-feira (07) na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia.

A proposição da medalha é uma iniciativa da Mesa Diretora da Alepe e tem como objetivo homenagear pessoas físicas e jurídicas que atuam no combate ao racismo. Marta Almeida, uma ex-militante histórica do movimento negro pernambucano, faleceu aos 43 anos em setembro deste ano.

A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) informa que, por motivo de agenda do Governo Federal, a ministra da Igualdade Racial (MIR), Anielle Franco, não participará da 1ª Jornada Alepe Antirracista. A secretária executiva do MIR, Roberta Eugênio, representará a ministra no encerramento do evento, nesta sexta-feira (10/11).

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *