A CONFIANÇA NA RELAÇÃO DAS PARTES

 A CONFIANÇA NA RELAÇÃO DAS PARTES
A relação entre o mediador e as partes é fator de importância para a construção da confiança no procedimento da mediação de conflitos e, consequentemente ponto de facilitação para o desenvolvimento da sessão de mediação. Os resultados teóricos apontaram que a confiança é uma das bases para a construção da relação estabelecida entre o mediador e as partes.
Ao longo das três últimas décadas grande parte dos estudos acadêmicos envolvendo o
processo de mediação esteve focada na pessoa do mediador. Poucas foram às pesquisas que se dispuseram a investigar o papel da confiança na mediação. Uma vez que a confiança é  considerada como algo fundamental para a construção da relação entre o mediador e as partes.
Serrano, Valdivia e Izquierdo (1999) ressaltam que na mediação encontramos uma relação de, no  mínimo, três envolvidos, partes e mediador, sendo necessários mais estudos científicos que  abordem a interação entre estes elementos no processo e na finalização deste.
Levando em conta a realidade acima, este artigo apresenta, utilizando-se de uma
metodologia de estudos teóricos amparada em alguns conceitos disponíveis na literatura
acadêmica, relacionados a importância da relação entre os três envolvidos, partes e mediador, no  desenvolvimento da mediação de conflitos e identificou como objetivo geral discutir com base  em algumas teorias já publicadas nesta área, se o estabelecimento da relação entre o mediador e  as partes é fator de importância para a construção da confiança no procedimento da mediação de  conflitos.
Vânia Campêlo Loureiro. Doutora em Psicologia,
Mestre em Psicologia Social e as Organizações,
Graduada em Psicologia. E-mail para contato: 

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *