A privatização do Metrô que não ocorrerá no governo Paulo Câmara é comemorada no lançamento do Fórum Permanente pela Mobilidade e Defesa do Metrô

O Fórum Permanente pela Mobilidade e Defesa do Metrô foi lançado na manhã desta quinta-feira (26), que é instaurado para lutar pela melhora do serviço do metrô e na luta contra à Privatização do CBTU.
O presidente Luiz Soares abriu o Fórum com a informação sobre a reunião realizada com o governador Paulo Câmara na noite da quarta-feira (25), em que “o governador garantiu que não aceitará nenhum tipo de imposição do Governo Federal e que até 31 de dezembro deste ano, quando se encerrar seu mandato, que cobrará pelos investimentos que precisam ser feitos no metrô do Recife e não aceitará à Estadualização/ Privatização da CBTU. Com isso, esse Fórum está credenciado para discutir o modal na Região Metropolitana do Recife com do governo do Estado de Pernambuco”.
A mesa foi composta pelo presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, o presidente do CREA-PE, Adriano Lucena, a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, o presidente da CTB, Helmilton Beserra, o presidente da CUT-PE, Paulo Rocha, o representante do Corpo Técnico, Sérgio Sobrinho, a presidente da FENAMETRO, Alda Lúcia, a diretora do Sindmetro-PE, Telma Guedes, o diretor da UEP, Will, o vereador do Recife, Joselito Ferreira e o representante dos trabalhadores do Conselho da CBTU, Cirano Lopes.
Luciana Santos falou sobre a necessidade de investimentos que precisam ser feitos no metrô. “Estamos muito atrasados em relação aos VLTs e metrô. E estamos atravessando um dos piores momentos da nação no atual Governo Federal que quer acabar com o metrô do Recife. Por isso, é importante que estejamos todos juntos, pois o que houve foi uma atitude do Governo Federal de pressionar o nosso Governo do Estado para jogar uma agenda, uma responsabilidade que é deles e não aceitamos”.
O presidente do CREA-PE garantiu que estará junto com metrô e na luta junto aos profissionais. “O Conselho de Engenharia não vai deixar os profissionais de engenharia desta empresa sozinho. Estaremos juntos dos profissionais, juntos da população que é quem mais precisa desse transporte. Contem conosco, estamos juntos e vamos ter uma grande vitória”.
Vereador do Recife e mecânico da CBTU, Joselito falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos funcionários do metrô e como o sucateamento atrapalha o trabalho dos funcionários.
Representante do Corpo técnico da CBTU, Sérgio Sobrinho, falou da importância do trem diesel. “O Fórum está sendo criado para que nós nos unidos, pois a nossa bandeira é a da CBTU. Falamos de metrô, mas não podemos esquecer do trem diesel que leva pessoas muito mais carentes que os que usam o metrô, precisamos lutar por isso e vamos manter os serviços públicos”.
Paulo Rocha falou sobre o empenho da nova gestão do Sindmetro-PE em menos de um mês depois da pose, segurar essa “bomba” e ir para ruas, ir para mídia para defender a categoria, fazendo Assembleias, se reunindo com senadores e o Governo do Estado, para barrar essa decisão. “Não queremos só a frota completa, mas que tenhamos um transporte público ágil e seguro, com ampliação para melhorar os serviços de transporte público do Recife. A luta de vocês é fundamental, pois precisa ter transporte público para ir ao trabalho, mas também precisa para população ir a um lazer”.
O presidente da CTB falou sobre a ideia popular que acham que o “privado é melhor que o público, o que não é verdade, pois o que o capital faz no mundo é lucrar. Quem tem pensado na sociedade é o poder público. A Europa se desenvolveu cortada pelo metrô e porque aqui tem tantos problemas no transporte público?”.
A Presidenta da FENAMETRO e integrante da CBTU de Belo Horizonte, Alda Lúcia, explicou a necessidade de unidade da CBTU em todo o Brasil. “Esse é pelo direito de movermos, pelo direito de ir e vir. Precisamos de unidade, defendendo a CBTU pública, de qualidade e eficiente. No dia que deixemos de dividir e passarmos a somar, sem pensar no nosso quintal, mas visando em um todo. Somos parte da mesma família”.
Representante Cirano Lopes falou sobre a mobilização que aconteceu em 1989 e já visava as melhorias do metrô. “Se pensarmos em só manter os nossos empregos, estamos pensamos muito pouco. Temos que trabalhar todas as áreas para poder fazer o enfrentamento”.
A diretora de Gêneros e Raças, Telma Barbosa, falou pelo amor que tem pela empresa CBTU e sobre uma pré-agenda com o pré-candidato Lula para o início do próximo mês quando o petista virá a Pernambuco. “Contra o sucateamento, por uma empresa de qualidade e eficiência”.
Diretor do UEP, Will falou sobre a necessidade de formular “qual é o metrô que nós queremos para população?” e não podemos nos prender ao espaço sindical e levar a informação para população e mostrar que não é normal o que está acontecendo com o metrô.
Assembleia Geral Extraordinária
Luiz Soares explicou a necessidade de não só discutir a manutenção, mas também a expansão do metrô no país. O presidente lembrou da importância da Assembleia Geral Extraordinária que será realizada na noite desta quinta-feira (26), onde falará sobre a reunião com o governador Paulo Câmara e o início da campanha contra à Privatização do Metrô e pela Tarifa Social de R$ 22 reais.