Abastecimento de água segue irregular na RMR após chuvas intensas Compesa retoma parcialmente operações, mas má qualidade da água e novas chuvas podem gerar mais paralisações; veja bairros afetados.
Compesa retoma parcialmente operações, mas má qualidade da água e novas chuvas podem gerar mais paralisações; veja bairros afetados.

Foto: Reprodução
A diminuição das chuvas neste fim de semana permitiu a retomada parcial do abastecimento de água em bairros da Região Metropolitana do Recife (RMR). Neste domingo (18), 12 das 18 unidades operacionais da Compesa que estavam paralisadas voltaram a funcionar.
Outras seis permanecem inativas devido ao chamado Protocolo de Segurança de Abastecimento, aplicado em áreas de morro após fortes chuvas.
Má qualidade de água
Apesar da reativação de parte do sistema, aumentou o número de unidades fora de operação por causa da má qualidade da água nos mananciais: subiu de três no sábado (17) para oito neste domingo.
Também foram registradas interrupções em duas unidades por falta de energia elétrica – situação que não constava no balanço anterior.
A Compesa informa que a normalização do fornecimento ocorrerá de forma progressiva, de acordo com o calendário de cada área.
No entanto, a previsão de novas chuvas fortes já a partir desta segunda-feira (18) pode levar a novas paralisações, tanto em áreas de risco quanto em locais afetados pela qualidade da água ou falhas no fornecimento de energia.
O protocolo de segurança é adotado quando o volume de chuvas ultrapassa 100 mm em pouco tempo, para evitar danos em tubulações de áreas com risco de deslizamento.
Bairros ainda sem abastecimento:
Recife – Protocolo de Segurança (áreas de morro):
Nova Descoberta
Brejo da Guabiraba
Brejo do Beberibe
Alto José do Pinho
Recife – Protocolo de Segurança e baixa qualidade da água (redução de vazão):
Alto José Bonifácio
Porto da Madeira
Fundão
Linha do Tiro
Água Fria
Alto Santa Terezinha
Bomba do Hemetério
Beberibe
Alto Pascoal
Arruda
Encruzilhada
Espinheiro
Campo Grande
Camaragibe (baixa qualidade da água):
Vera Cruz
Tamandaré (baixa qualidade da água):
Todo o município
Vitória de Santo Antão (falta de energia):
Redução da produção de água em uma das captações
Informações do JC.