Ajuda internacional para ajudar no combate ao Covid-19
Moradores de periferias, pessoas em situação de rua e público do Patronato Penitenciário estão entre os contemplados pela iniciativa de uma fundação Suíça. O trabalho da Advent-Stiftung vem ajudando muitas famílias a atravessar a pandemia provocada pelo novo coronavírus. As oportunidades variam, do fornecimento de máquinas de costura, ajuda de custo, a doação de tecido para produção de máscara de proteção que são doadas. Kits de higiene também são entregues. A rede de voluntários local faz até esta semana a entrega da última remessa.
De acordo com Giuseppe Carbone, diretor executivo da Advent-Stiftung, a ação é positiva não só por suprir necessidades de proteção do vírus para quem tem dificuldades de comprar, mas como oportunidade de aprendizagem das costureiras participantes e geração de renda. “Nosso objetivo é oferecer condições básicas para quem precisa se proteger. O tecido da máscara por exemplo é de algodão, quem receber vai poder lavar e fazer a reutilização”, conclui Carbone.
Balanço: 11 mil máscaras já foram entregues. Outros 5 mil kits de higiene também já foram doados. 7 máquinas de costuras foram disponibilizadas. Um total de 36 participantes receberam ajuda de custo para produção das máscaras de proteção facial, os valores variam de R$150,00 a R$600,00, dependendo da produção de cada costureira. 600 metros de tecidos foram entregues. O trabalho conta com o envolvimento direto de 4 entidades sem fins lucrativos do Recife. Cerca de 40 voluntários estão envolvidos com a logística de distribuição.
Desde o ano de 1993 que a Advent-Stiftung realiza projetos sociais no Brasil. Por exemplo, em Recife, há 10 anos, que a entidade realiza atividades de qualificação para detentos e detentas do Sistema Prisional. Além de Pernambuco, há projetos nos estados do Pará, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.
No Recife, o projeto recebe o apoio do Cidadania Para Todos, Comunidade Protegida e Unidos Por Pernambuco e Associação Saúde Solidária.