Alepe e Galo da Madrugada se Unem para Carnaval Sustentável com Coleta de Recicláveis e Educação Ambiental

Parceria Inédita Promove Ação de Conscientização em Desfile Estimado em 2,5 Milhões de Pessoas.
 Alepe e Galo da Madrugada se Unem para Carnaval Sustentável com Coleta de Recicláveis e Educação Ambiental

Foto: Diego Nigro/PCR

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) fechou uma parceria inédita com o Clube de Máscaras o Galo da Madrugada para a realização de coleta seletiva, transporte e destinação de produtos recicláveis (plásticos, metais, papéis e vidros) no desfile da agremiação neste sábado (10) de Carnaval. A apresentação oficial do bloco contará com uma ala de cerca de quarenta integrantes que participarão da campanha de incentivo à reciclagem, denominada “Galo 100% Reciclado”. A iniciativa faz parte do Projeto “Carnaval Sustentável Galo da Madrugada, Alepe 2024”.

A ação, que visa promover conscientização ambiental e cidadania, contará com o trabalho de 142 pessoas contratadas para execução da coleta e proporcionará renda aos envolvidos. Entre eles estão associados a cooperativas, catadores de recicláveis individuais e pessoas em situação de rua.

De acordo com a Alepe, a parceria institucional com o Galo da Madrugada é uma ótima oportunidade para mostrar ao público, estimado em 2,5 milhões de pessoas, a importância do consumo e produção responsável de materiais. Ou seja, é momento ideal para se promover educação ambiental, conscientização sobre consumo e incentivo à reciclagem.

Ao longo de 2023, a Alepe realizou diversas ações voltadas para conscientização ambiental, desenvolvimento sustentável e o despertar da cidadania. Dentre elas, destaca-se a exposição ‘Heróis invisíveis’, que teve como objetivo dar voz aos catadores de materiais recicláveis e torná-los ‘visíveis’ diante do poder público e da sociedade.

Também houve a exibição de minidocumentário sobre a trajetória da categoria, distribuição de material educativo em escolas públicas sobre o descarte correto do lixo e o impacto da atuação destes profissionais na natureza e na vida socioeconômica das pessoas e das cidades. Em paralelo a Casa realizou debates e instalou a Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo.

Para o presidente da Alepe, Álvaro Porto, e o primeiro secretário, Gustavo Gouveia, o convênio reforça o compromisso da Casa com ações sociais e com a preservação do meio ambiente. “Além de conscientizar para a importância da reciclagem, contribuindo para minimizar os efeitos nocivos do excesso de lixo, a iniciativa joga luz sobre o quanto os catadores são fundamentais para esse processo que só traz bons resultados para as cidades e seus habitantes”, afirmam.

De acordo com os parlamentares, os catadores são trabalhadores que prestam um serviço essencial à sociedade. “Não poderíamos deixar de firmar parceria com o Galo da Madrugada nesta ação, cuja mensagem chegará a milhões de pessoas que acompanharão o desfile do bloco, seja presencialmente, seja pela TV ou internet”, destacam.

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *