Alepe promove ações no Recife e interior durante Semana do Meio Ambiente Atividades incluem seminários, audiências públicas, plantio de mudas, feira agroecológica e escuta com comunidades tradicionais.
Atividades incluem seminários, audiências públicas, plantio de mudas, feira agroecológica e escuta com comunidades tradicionais.

Foto: Divulgação
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) programou uma série de atividades, no Recife e interior, sobre conscientização, práticas sustentáveis e responsabilidade ambiental para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho. As ações acontecem de 02 a 06 de junho em Recife, Moreno, Caruaru e Floresta.
Com o tema “Emergência Climática: os Desafios da Transformação Ecológica”, a Semana do Meio Ambiente da Alepe começa na próxima segunda-feira (02/06) com o seminário “Desafios da Agenda Ambiental no Brasil e em Pernambuco”. O evento é aberto ao público e será realizado das 9h às 12h, no auditório Sérgio Guerra, sede da Assembleia (Rua da União, 397, Boa Vista).
Participarão do encontro a secretaria estadual do Meio Ambiente, Ana Luiza Ferreira; o diretor de combate à desertificação na Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais de Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Alexandre Pires; o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Andrei Cornetta; o coordenador Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), Marinho Estiva e Wyne Nogueira, representante do Povo Xucuru do Ororubá.
Aberta ao público
Paralelo ao seminário, a Alepe receberá uma exposição especial dedicada ao Parque Estadual de Dois Irmãos. Batizada de ‘Parque de Dois Irmãos: O Coração do Pernambucano”, as peças revelam a rica biodiversidade e história de conservação da unidade, além de destacar a importância do parque como um ‘tesouro ambiental’ e cultural de Pernambuco.
A exposição contará com fotografias, amostra de plantas e algas, prensadas e secas, usadas para estudos e documentação, amostras de madeira, fungos e itens do banco de sementes do Parque. Aberta ao público, a visitação acontecerá no hall do Edifício Miguel Arraes, das 8h às 18h, durante toda a semana em homenagem ao Meio Ambiente.
A programação inclui, ainda, a realização de uma ‘Feira Agroecológica’ da Alepe que acontece de segunda (02/06) a quarta-feira (04/06), das 9h às 16h, na Rua da União. Outra atividade ao ar livre será o plantio de 500 mudas de mangue em parceria com a Secretaria estadual do Meio Ambiente. Batizada de ‘Manguezal Vivo: Plantio de Mudas de Mangue no Recife’, a ação acontece às 15h, na Rua da Aurora, em frente ao Colégio Ginásio Pernambucano.
Plenária e debates
Outra atividade programada para a semana do meio ambiente será o Fórum Estadual do Lixo e Cidadania que acontece na terça-feira (06/03), das 9h às 12h, em uma plenária na Alepe. O evento terá a participação do Coletivo de Catadores de Recicláveis e de representantes do Governo do Estado e de prefeituras.
Estarão presentes o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) da 6ª Região, Leonardo Mendonça, os representantes da Cooperativa do Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis (Coocares), Lindaci Gonçalves e Erick Soares, além da presidente da Cooperativa de Reciclagem de Plástico (Coorepclast), Vânia Maria da Silva.
Ações no interior
Na quarta-feira (04/06), a programação da semana do meio ambiente será no município de Moreno, no Assentamento Che Guevara. Haverá a oficina de ‘Agrofloresta Roçado Solidário’, das 8h às 12h, com a participação de escolas públicas, movimentos sociais, organizações e órgãos estaduais e municipais.
Em Caruaru, a atividade escolhida para abordar o tema foi uma audiência pública, coordenada pela Comissão de Meio Ambiente da Alepe. Na pauta, a “Água no Agreste: Desafios e Soluções para a Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos”. Os participantes vão debater a escassez hídrica no Agreste e propor soluções. O evento acontece na quinta-feira (06/05), das 14 às 17h, na Câmara de Vereadores do Município.
Encerrando a programação, na sexta-feira (06/06), haverá uma escuta pública sobre os “Desafios Ambientais do Sertão de Itaparica” com as comunidades tradicionais da região. O evento será das 9h às 12h, no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), em Floresta, no Sertão do Estado.
Serviço:
Semana do Meio Ambiente da Alepe
Atividades: seminário, audiência pública, plenária, oficinas, plantio de árvores, exposição e escuta pública
Data: 02 a 06 de junho
Locais: Sede da Alepe (Rua da União, 397, Boa Vista) e nos municípios de Moreno, Caruaru e Floresta