Alepe promove campanha ‘Maio Amarelo’ de conscientização para crianças e servidores

Durante o evento haverá palestras, distribuição de brindes educativos, simulador de embriaguez e um caminhão de serviços
 Alepe promove campanha ‘Maio Amarelo’ de conscientização para crianças e servidores

Estudantes de escolas públicas do Estado terão uma vivência diferenciada sobre a importância da segurança no trânsito como parte da campanha do “Maio Amarelo na Alepe”. A Assembleia Legislativa de Pernambuco, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Detran-PE, promove nesta terça-feira (30) uma ampla programação de conscientização, lições de cidadania, trabalhos lúdicos e palestras voltadas para estudantes e servidores da Casa.

Haverá uma série de ações segmentadas por idade. Serão duas turmas pela manhã e duas à tarde. Crianças entre cinco e seis anos da creche Escola Municipal Rosa Falcão de Carvalho, bairro de Santo Amaro, e adolescentes do colégio Ginásio Pernambucano (GP), com idade entre 14 e 17 anos, participam do evento.

A programação visa aumentar a segurança do trânsito e evitar perdas de vidas. Durante o evento, as crianças experimentarão a função de ‘policiais mirins’, aulas de cidadania da PRF, por meio de brincadeiras lúdicas, e ganharão brindes, como jogos direcionados a normas do trânsito e uma caderneta de autuação de infrações cometidas por parentes e amigos.

Para o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, “a difusão de informações e promoção de cidadania por meio de campanhas como esta reforçam o papel social da Assembleia Legislativa. “Educar os jovens sobre direitos e deveres no trânsito possibilita a conscientização sobre respeito à coletividade, cuidado consigo e com o outro e valorização da vida”, frisa.

Os estudantes do Ginásio Pernambucano, que também participam das ações do “Maio Amarelo na Alepe” serão divididos em dois grupos para as palestras proferidas pelo Detran-PE. Haverá uma palestra direcionada aos motoristas da Casa e interessados em aprender sobre direção defensiva, conscientização no trânsito, prevenção de acidentes e como evitar infrações.

O primeiro secretário da Alepe, deputado Gustavo Gouveia, destaca a ação conjunta com a PRF e o Detran como “extremamente necessária”. “Mesmo ainda não sendo condutores, as crianças e adolescentes precisam ser capazes de manter sua própria segurança e evitar acidentes envolvendo outras pessoas. Essa campanha só reforça o quanto precisamos ser mais cuidadosos”, enfatiza.

Game de embriaguez

Os participantes também terão a oportunidade de experimentar o simulador de embriaguez. O equipamento funcionará como um game, estilo fliperama. Por meio de um óculos virtual, que simula a sessão de embriaguez, o simulador produzirá visão turva ou distorcida da realidade, além de causar desequilíbrio.

Reduzir a violência no trânsito não é missão fácil, na avaliação do superintendente da Polícia Rodoviária Federal-PE, Alexandre Rodrigues da Silva. “Mas parceiros como a Alepe nos faz acreditar que estamos no caminho certo, apostando em um trabalho sério de conscientização de toda a sociedade. Além disso, o engajamento dos que fazem esta casa legislativa nos permite pensar em um futuro em que os pernambucanos terão mais medidas que assegurem na prática a preservação da vida”

Durante o evento, o Detran-PE disponibilizará um caminhão de serviços na Rua da União, em frente ao edifício Miguel Arraes. Na unidade, será possível acompanhar andamento de processos, obter emissão de taxas e do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), informações relacionadas a serviços do Detran-PE, renovar Carteira Nacional de Habilitação com captura de fotos, verificar pontuação na CNH e obter informações sobre o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, dentre outros serviços.

Para o diretor gera do DETRAN-PE, André Trajano, as ações buscam despertar a consciência dos condutores para uma convivência harmoniosa. “A programação se estenderá por todo o mês. São medidas que integram as diretrizes do governo, visando atender bem a população”.

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *