Alepe sabatina indicado para Adagro após apelo da Avipe diante da crise da gripe aviária

Médico veterinário Moshe Dayan será sabatinado nesta quarta-feira (21) após pressão do setor avícola; mais de 30 países já suspenderam importações de aves brasileiras.

 Alepe sabatina indicado para Adagro após apelo da Avipe diante da crise da gripe aviária Médico veterinário Moshe Dayan será sabatinado nesta quarta-feira (21) após pressão do setor avícola; mais de 30 países já suspenderam importações de aves brasileiras.

Foto: Giovanni Costa/Alepe

Atendendo apelo da presidência da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), preocupada com a crise gerada pela gripe aviária, a Assembleia Legislativa decidiu sabatinar e votar a indicação, nesta quarta-feira (21.05),
do médico veterinário Moshe Dayan para a presidência da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro). A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça realiza a sabatina e votação, às 9h30, em reunião extraordinária. À tarde, o plenário aprecia e vota a indicação.

Estiveram no gabinete da presidência da Alepe, nesta terça-feira (20), o presidente da Avipe, empresário Giuliano Malta; o vice-presidente, Carlos Henrique Albuquerque, e o próprio Moshe Dayan. Foram recebidos pelo presidente Álvaro Porto; pelo primeiro-secretario, Francismar Pontes; pelo presidente da CCLJ, Coronel Alberto Feitosa, e ainda pelos deputados Rodrigo Farias e Mario Ricardo.

De acordo com o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, a situação é urgente e exige uma ação emergencial. “A crise vivida pelo setor avícola culminou, nesta terça, com o cancelamento de importações de aves brasileiras por parte de mais de 30 países, gerando, inclusive, prejuízo, na balança comercial”, afirma. “Diante da gravidade deste contexto, nos reunimos com o presidente da CCLJ, deputado Coronel Alberto Feitosa, e avaliamos que é fundamental agilizar o processo”, completa.

Feitosa reforça que por ser um assunto de saúde pública, nada mais pertinente à Casa agir, como tem agido, em favor dos pernambucanos e acelerar os protocolos para que a Adagro possa atuar em defesa do setor. “Tomamos a decisão eu, o colegiado da Comissão de Constituição de Legislação e Justiça e o presidente Álvaro Porto de fazermos isso de forma imediata”, frisou.

De acordo com o Projeto de Resolução 2905/2025, que trata da indicação do médico veterinário, Moshe Dayan Fernandes de Carvalho, 57 anos, tem larga experiência no setor agropecuário, com atuação nas áreas de produção, gestão e políticas públicas voltadas ao campo. Produtor de leite e pecuarista, Moshe é especialista em laticínios e gestão de indústria de laticínios.

Ao longo de 18 anos, Moshe atuou no Sebrae, sendo seis como gerente da Unidade Regional de Garanhuns, onde liderou ações de fomento à agricultura familiar e ao agronegócio em cadeias produtivas. Consultor no setor de leite e derivados, também foi secretário de Agricultura do município da Pedra entre 2021 e 2022. Desde 2023, exerce a função de assessor parlamentar com foco no setor agro no gabinete da deputada estadual Débora Almeida.

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *