Alerta: Vírus de Celular Desvia Dinheiro via Pix; Como Proteger suas Finanças

Foto: Reprodução/Internet
Um novo e alarmante golpe está se espalhando no Brasil, ameaçando contas bancárias com a capacidade de desviar dinheiro via Pix. A empresa de cibersegurança Kaspersky divulgou que esta é a segunda fraude mais registrada na América Latina e, embora ainda seja restrita ao Brasil, já causa preocupação.
De acordo com relatos, esta ameaça foi detectada em dezembro de 2022 e já resultou em 1.385 registros de golpes somente em 2023. Este golpe opera por meio de um programa malicioso, conhecido como malware, que é instalado em dispositivos móveis por meio de aplicativos na Play Store ou notificações.
A engenharia por trás deste malware é particularmente insidiosa, agindo antes mesmo da solicitação de senha, permitindo que os criminosos troquem o destinatário e o valor das transferências de dinheiro. Há sinais reveladores de que você pode estar sendo vítima desse golpe, como a tela do seu dispositivo tremendo e a lentidão durante o carregamento. Em algumas instâncias, os criminosos conseguem desviar até 95% do valor disponível na conta bancária da vítima.
Um exemplo alarmante é um caso em que a fraude começou com um anúncio falso de uma atualização do WhatsApp. As vítimas foram redirecionadas para um aplicativo de mensagens falso chamado “Atualização WhatsApp v2.5”. Ao baixar esse programa, seus dispositivos foram comprometidos. Vale destacar que o aplicativo já foi removido da Google Play.
O Google, em resposta, enfatizou seu compromisso com a segurança em sua loja online e mencionou o Google Play Protect, que identifica comportamentos prejudiciais nos aplicativos e dispositivos Android, alertando os usuários.
Embora o vírus também exista no sistema da Apple, os casos relatados são menos frequentes.
A pergunta agora é: como proteger suas finanças e dispositivos?
Primeiro, suspeite de qualquer notificação que peça “acesso às opções de acessibilidade” em navegadores ou aplicativos, pois isso pode conceder amplas permissões às funcionalidades do seu smartphone, abrindo portas para ameaças.
Mantenha seu sistema operacional sempre atualizado, pois isso pode ajudar a proteger seu dispositivo contra vulnerabilidades conhecidas.
Instale um antivírus confiável e mantenha-o atualizado para identificar e bloquear possíveis ameaças.
Certifique-se de que o aplicativo bancário que você está usando é oficial da instituição antes de fazer o download.
Evite clicar em links enviados por fontes desconhecidas, desconfie de solicitações de dados pessoais e proteja seus dispositivos com senhas seguras.
Finalmente, monitore regularmente as transações em seu aplicativo bancário e esteja atento a detalhes suspeitos, como erros ortográficos em mensagens, endereços de sites duvidosos ou pedidos urgentes de ação. Lembre-se de que instituições financeiras legítimas nunca fazem isso.