Alimentação balanceada ajuda pacientes oncológicos em tratamento

 Alimentação balanceada ajuda pacientes oncológicos em tratamento

Crédito: Divulgação/ Marketing NACC

Pesquisas recentes mostram que a associação da alimentação com o tratamento contra o câncer pode contribuir com a melhora do estado dos pacientes oncológicos.  No próximo dia 31, é o Dia do Nutricionista, profissional que tem se destacado nessa atuação direta com pacientes em tratamento contra o câncer, por meio da terapia nutricional, que ajuda a melhorar a qualidade de vida do paciente, promovendo mais autonomia e independência no planejamento da alimentação durante e no pós tratamento.

Segundo a nutricionista Rafaella Vilela, que atua há 10 anos no Núcleo de Apoio à Criança com Câncer – NACC, a dieta do paciente oncológico deve conter alimentos variados e deve ser rica em vegetais e frutas. “O paciente não deve abusar das gorduras saturadas, além disso o uso do açúcar e dos doces deve ser sempre com moderação. Evitar o açúcar refinado. Sal e sódio também com moderação, optar sempre pelos temperos naturais”, orienta Rafaella. Ainda segundo ela, a alimentação pode ajudar tanto o paciente em tratamento com possibilidade de cura, quanto ao que precisa de tratamento paliativo e que se estende por toda a vida.

Já os pacientes que apresentam sintomas de náuseas e vômitos, de acordo com a nutricionista, a orientação é fracionar a dieta e reduzir o volume por refeição, oferecendo de 6 a 8 por dia. “Evitar jejuns prolongados e dar preferência a alimentos mais secos. Também evitar preparações gordurosas e alimentos muito doces, assim como a ingestão de líquido durante as refeições”, sugere Rafaella, lembrando que é melhor dar preferência aos alimentos gelados.

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *